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As 8 melhores características de um líder de acordo com a Google

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Série The Office – NBC


A Google sempre foi reconhecida como ser uma titã da tecnologia, e por sua capacidade de criar aplicativos e outros softwares que ajudam no nosso dia a dia, mas a Google assim como outras titãs da tecnologia são quem são por estimular seus funcionários, os manter motivados, engajados e alinhados com a sua cultura organizacional.
 
E para tal, a titã precisa entender – de fato – como funcionam as melhores equipes e o que as leva a terem os melhores resultados, o que nos leva a pensar o efeito da liderança nas equipes e quais são as melhores características para maximizar os resultados. Para tal,  a Google realiza pesquisas científicas com os dados internos de seus colaboradores através do Project Oxygen.
 
A tese da Google é que as pessoas saem das empresas por 3 razões, ou combinações delas.

1. Não sentem uma conexão com a missão da empresa ou sentem que seu trabalho não importa.

2. Não gostam ou respeitam seus colegas de trabalho.

3. Um péssimo chefe.

A última sendo a maior influência para um alto índice de turnover na empresa.

A empresa se aprofundou no tema para descobrir quais as melhores características um líder deve ter, e após anos de pequisa, foram descobertas 8 características essenciais para um líder ser admirado.

Para muitos pode ser surpresa, para outros não, mas a maior parte das características foram humanas, não técnicas, mesmo nos setores de engenharia.

8. Ter capacidade técnica para aconselhar a equipe

Entender os desafios de cada pessoa e ser capaz de ajudar a equipe a solucionar problemas.

7. Ter uma visão e estratégia claras para a equipe.

Além de guiar a equipe, o líder deve saber para onde está indo e dar a mão para sua equipe, trabalhando de acordo com a visão para a equipe.

6. Desenvolver carreiras dos colaboradores.

Todo mundo quer crescer, não é verdade? Os funcionários querem sentir que seus esforços são notados e apreciados na empresa. Líderes devem deixar claro que eles reconhecem o papel do colaborador e ajudá-los a desenvolver sua carreira

5. Escutar e se comunicar bem 

Para ter uma empresa com portas abertas a novas sugestões, não basta apenas comunicar isso, mas também saber ouvir críticas e sugestões dos funcionários prestando atenção a eles.

4. Ser produtivo e dar resultados.

Foque em ajudar o time a desenvolver metas e remova obstáculos.

3. Ser interessado nas pessoas e em seu sucesso e bem estar.

Todo mundo quer se sentir bem vindo e reconhecido em qualquer ambiente social, faça seus colaboradores sentirem-se bem.

2. Empodere sua equipe, não seja super controlador.

É péssimo trabalhar com um chefe controlador, dê espaço aos colaboradores resolverem problemas sozinhos enquanto está disponível para ajudá-los.

1. Seja um bom coach.

Dê feedback específico e tenha reuniões constantes individuais com os colaboradores. Dê soluções ligadas aos pontos fortes dos funcionários.


Caso você queira ser um líder admirado e amado por sua equipe, como o saudoso líder da Dunder Mifflin no seriado The Office, Michael Scott (Steve Carell), absorva e treine essas características inspiradoras.

Fontes

http://www.businessinsider.com/8-traits-of-stellar-managers-defined-by-googlers-2011-3

Lucas Teles

Lucas Teles

Diretor de Inovação na CRIARH Consultoria e apaixonado por como a criatividade transforma e atua na visão de pessoas e negócios.

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