fbpx

Comunicação de alto impacto de acordo com o especialista Julio Pascoal

comunicação de alto impacto

É muito bom ter boas pessoas e comunicadoras para passar informação à vocês que acompanham o blog CRIARH, hoje eu entrevistei o Julio Pascoal. Julio é professor, consultor, especialista em comunicação de alto impacto para vendas, marketing, gestão de pessoas e atua como Palestrante em todo o Brasil. Falamos sobre comunicação, um assunto em que o Júlio Pascoal é EXPERT!

Lucas Teles: Olá Júlio, é um enorme prazer entrevistá-lo para o blog CRIARH. Conte-nos uma coisa, sabemos que você é um grande entendedor da comunicação e menciona muito o termo “Comunicação de Alto Impacto”. O que seria a Comunicação de Alto Impacto?

Júlio Pascoal: Olá Lucas!!! Prazer enorme poder falar aqui com os leitores do blog do CRIARH. Verdade Lucas, como dizem os artistas, não escolhi trabalhar com a comunicação, a comunicação me escolheu. E fui buscar me especializar realizando algumas formações principalmente em programação neurolinguística – PNL, que estuda como a comunicação funciona entre as relações humanas. Hoje, sou Master Neuropractitioner em PNL, o único no nordeste com essa formação. Comunicação de alto impacto vem daí, Lucas, promover uma comunicação que seja marcante para o interlocutor, que gere nele uma reação impactante. Isto em um processo de vendas, negociação, ou relacionamento interpessoal.

Lucas Teles: Qual é o poder da Comunicação de Alto Impacto?

Júlio Pascoal: (risos) Ótima pergunta, Lucas! Você tem o poder de uma comunicação de alto impacto quando consegue utilizar ferramentas que da comunicação cognitiva, quando consegue comunicar direto para o inconsciente do outro, consegue ser claro e estratégico quando se fala em comunicação.

Lucas Teles: Julio, como deve ser utilizada a comunicação em atendimento ao cliente?

Júlio Pascoal: Boa Lucas, como falei no inicio, a principal função da comunicação é gerar conexão com o outro, sendo assim, no processo de atendimento ao cliente é fundamental, na verdade, sem comunicação não tem atendimento. Inclusive Lucas, atuo como treinador de equipes de atendimento e um dos principais problemas está em “entender o perfil do cliente” e se não há preocupação em entender com quem se vai comunicar, não existe comunicação.

Lucas Teles: O que podemos fazer pra surpreender os clientes nas vendas?

Júlio Pascoal: Quando se fala em vendas Lucas, já se pensa em uma ferramenta de comunicação crucial a “persuasão”. Mas, não aconselho que seja a primeira ferramenta a ser utilizada para surpreender o cliente em um processo de venda. Lembrando Lucas, que só acontece SURPRESA quando a percepção do cliente supera a expectativa, ou seja, ferramenta básica de comunicação para surpreender em vendas é entender qual a expectativa de seu cliente, então, caro leitor, PERGUNTE.

Lucas Teles: Julio, resume para a gente e aos leitores o que é Gestão Estratégica e como você une ela à comunicação?

Júlio Pascoal: Lucas, gerir ou administrar é um processo complexo para qualquer um, e em uma organização se tem vários recursos a serem geridos, como matérias, tecnologia e o mais complicado, pessoas. E quando se fala em gente, a comunicação, é fundamental, e deve ser utilizada para, repito, gerar uma conexão, e não gerar afastamento dos colaboradores. E se você está conectado com as pessoas, você, leitor, poderá trabalhar estrategicamente cada potencial ou competência do outro. Gestão estratégica de pessoas é algo que a comunicação ajuda e muito a executar o planejamento.

Lucas Teles: Julio, o que você mais ama na arte de influenciar pessoas?

Júlio Pascoal: (risos) Que pergunta boa pra responder Lucas, eu amo a arte de influenciar as pessoas, principalmente para o melhor pra ele. Eu utilizo esta ferramenta em minhas palestras, cursos, treinamentos para gerar valor ao meu ouvinte. Para facilitar o entendimento de conteúdos e até para vender uma ideia, que seja útil para o interlocutor. Inclusive Lucas, quando ensino aos meus alunos dos cursos de comunicação em meus treinamentos, a arte de persuadir deixo muito claro que a ética e moral devem estar a frente de sua técnica.

Lucas Teles: Como nós podemos unir a comunicação ao empreendorismo?

Júlio Pascoal: Lucas, como a base do empreendedorismo conceitual é se desafiar e assumir riscos calculados, dentro de dois dos mais conhecidos perfis
que é intraempreendedorismo e o empreendedorismo tradicional. Saber se relacionar com o outro é indispensável, até porque, o nosso leitor sabe, que o empreendedor tem que comunicar o sonho dele todos os dias e o tempo todo. Sabendo fazer isto de uma maneira assertiva terá maior chance de sucesso.

Lucas Teles: Eu já vi uma reportagem contigo onde você menciona o Marketing Pessoal, fale para a gente: Como você utiliza isso na sua vida pessoal e também no profissional?

Júlio Pascoal: Lucas, o marketing esta em minha essência parceiro. Começa em minha formação acadêmica, passando por pós-graduação, e inclusive certificação internacional. Acredito que sem o marketing pessoal não existe profissional. Até porque Lucas, o marketing aproxima as pessoas de produtos ou serviços que eles sejam alvos, e com pessoas funciona da mesma forma, se o profissional não investe em uma boa imagem, utilizando-se de estratégias que os clientes fiquem sabendo dele, esse não será notado, e por consequência ficará fora do mercado.

Lucas Teles: Julio, você tem projetos futuros? Conte para a gente!

Júlio Pascoal: Sempre Lucas (risos), sou bem inquieto. Tenho alguns projetos que estão saindo da gaveta, tem livro (em breve), novos treinamentos, programa de tv, entre outras. Sem dar muito spoiler (risos) mas dando uma “palhinha” para nossos leitores. Tenho um projeto chamado Formação de Comunicadores de Alto Impacto, que aplico a alguns anos no Brasil, a novidade está aí, estou lançando em parceria com o amigo e também palestrante Roberto Montanha uma nova versão deste curso, que demos o nome de Formação de Comunicadores – Comunicação Criativa. Curso inédito no Brasil, com um método também exclusivo e funcional, na verdade uma imersão incrível. Em breve divulgo nas minhas redes sociais, acompanhem!

Lucas Teles: Julio, nós que te acompanhamos sabemos que você é um ótimo palestrante. Conte para nós: Como surgiu esse seu interesse por palestrar?

Júlio Pascoal: Então Lucas, na verdade comecei dando aula a mais ou menos dez anos atrás, e aí comecei a receber convites para falar nas faculdades sobre algumas temáticas, assim surgiu o “comunicador”. Obvio que fui me especializando, fazendo cursos, acompanhando os melhores e claro, praticando, praticando, praticando… Hoje, atuo em todo Brasil, levando a temática da comunicação a todos que desejem a busca da melhoria de seus relacionamentos interpessoais, aumento de sua produtividade, gestão de equipes entre outros.

Lucas: Você é um dos palestrantes do 21º CRIARH, como acha que será essa experiência?

Júlio Pascoal: Sinceramente Lucas, estou bastante ansioso para esse grande dia, conheço o evento e sei que todas as edições anteriores foram muito sucesso, e todos querem fazer parte da atmosfera de conhecimento que circula neste evento. Farei a abertura junto com o amigo Roberto Montanha, nossa expectativa está a mil, e ao leitores que vão estar conosco, pode ter certeza que viverão uma experiência incrível, inusitada e transformadora.

Lucas: Quer deixar um recado aos leitores? Sinta-se á vontade.

Júlio Pascoal: Agradeço de coração a todos da CRIARH pelo convite para o evento e esta entrevista Lucas, quero deixar um recado especial para nossos leitores:

Vamos dar a real importância a comunicação, ela é fundamental para a geração e alimentação das relações humanas. Também utilizemos para agregar valor à vida do outro, compartilhando positividade em nossa vida pessoal e profissional, e assim, com toda certeza você, leitor, terá melhor qualidade de vida. Pra fechar, deixo minha frase/filosofia de vida a qual carrego na alma e na pele: Viva la Vida!!! Até o CRIARH!!!

O Júlio Pascoal participará do 21º CRIARH (Congresso Brasileiro de Criatividade & Gestão com Pessoas) como Palestrante, fazendo a Atividade de Integração {AI} junto ao Roberto Montanha, será uma atividade com o tema: A Próxima Curva: Os quatro pilares para o encantamento!

Se quiser conhecer mais sobre essa e outras atividades, acesse a programação do evento clicando aqui (link clicável).

Quer conhecer mais sobre o trabalho do Júlio Pascoal? Acessa o site: www.juliopascoal.com.br

Lá tem várias informações sobre comunicação, marketing, podcasts/entrevistas, palestras, cursos, treinamentos, entre outros assuntos e você pode estar entrando em contato com o Julio Pascoal através da aba “contato”.

Lucas Teles

Lucas Teles

Diretor de Inovação na CRIARH Consultoria e apaixonado pela transformação que a criatividade realiza na mentalidade de pessoas e negócios.

Gostou? Comente e compartilhe o post agora!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Você também pode gostar...