tema central criarh 2022

caos

“Criatividade está na borda do caos.”
Robert Bilder, psicólogo.

O caos é um abismo, um vazio de coisas desconexas que precede tudo. A vida, por natureza, também é assim. Acontecem coisas aleatórias fora de nosso controle, sem razão aparente. Mas sem esse caos, tudo é previsível. Você já saberia tudo que vai acontecer em sua vida. Não haveria espaço para os sentidos se manifestarem.

Quando encaremos esse vazio de coisas desconexas, nosso cérebro nos força a buscar padrões para criar sentido, isso é a raiz do ser criativo. Quebrar o normal, fazer conexões “anormais” para criar uma solução. Somos construídos para lidar com a aleatoriedade, incerteza e até a ambiguidade da vida diária.

Estamos saindo do maior cenário caótico da humanidade contemporânea: a pandemia. Mas possivelmente na beira do abismo de outros cenários que não prevemos. Quais caos não enxergamos e já precisamos nos preparar?

A resposta é: Nenhum. O ser humano não vê o futuro. Mas pode criar. Você deve buscar esses cenários imprevisíveis e se adaptar a eles. Essa é a vanguarda que toda empresa busca.

Você precisa de coragem, humildade e persistência para fazer escolhas diferentes em novas circunstâncias caóticas. E novas condições necessitam de novas atitudes. A ambiguidade, imprevisibilidade e insegurança são partes inexoráveis do nosso mundo que é preciso abraçar.

Busque incitar novas conexões que ressignifiquem o caos do seu grupo, isso é ordem: dar propósito ao seu caos. Mas você não deve mergulhar no nele, nem o evitar. Imergir no caos gera emoções negativas. É improdutivo, incrivelmente estressante e gera doenças psíquicas, mas evitar o caos é o comodismo que mata qualquer empresa.

Para dominar cenários caóticos você deve caminhar na borda dele, é um estado de equilíbrio. Não se trata de substituir o caos pela ordem, o caos é primordial. Assim como o frio é ausência momentânea de calor, a ordem é a ausência momentânea do caos. Caminhe na borda do caos, seja seu amigo, e verá um novo mundo se abrir.

Reproduzir vídeo

A programação do CRIARH 2022 se apoia em 3 pilares.

Em 2022 vamos imergir na relação das pessoas e empresas com o caos.

Assim, os pilares são as habilidades que ressignificam cenários caóticos e sair por cima, o necessário para se destacar como profissional resiliente, curioso e criativo.

Os pilares guiarão todas nossas discussões, e servem para estabelecer novos pontos de vista em sua jornada de atividades no Congresso CRIARH 2021.

Por isso aproveite, interaja, conheça novas pessoas, divirta-se, dê propósito ao seu caos e seja um líder inovador!

Os 3 pilares serão: Propósito, Resolução de problemas e Confiança Criativa.

propósito

resolução de problemas

confiança Criativa