Imagine que você é o técnico da seleção brasileira, e você precisa fazer a convocação da copa do mundo.
É uma responsabilidade enorme. As suas ações no presente vão ditar o progresso do maior campeão do mundo, afinal você quer trazer o tão sonhado título.
Entre as escolhas, você convoca um zagueiro com a agilidade de uma tartaruga.
No momento crucial, o jogador não corresponde, a seleção perde e todo o time é prejudicado porque apenas um jogador não era ágil. Uma situação até similar com o famoso 7×1 brasileiro.
Isso é o que é agilidade nas empresas. O líder tem que saber criar um ambiente onde todos os participantes são ágeis e prontos para cumprir seus objetivos.
Pessoas não ágeis criam gargalos de eficiência e acabam diminuindo o desempenho da equipe.
Por isso há uma crescente da importância de ser um profissional ágil. Se tornar um é fator de destaque para qualquer carreira.
E apesar da recente popularização do termo, é comum muitas pessoas se perguntarem o que é agilidade.
Atualmente, ter agilidade na empresa está diretamente ligado com o movimento ágil e o seu manifesto, criado na década de 90 para transformar modelos de gestão de projetos ultrapassados (como o Gantt) por modelos que dão maior resultado (como o Scrum ou Kanban).
Nesse contexto empresarial, podemos definir agilidade como uma abordagem para ajudar equipes a entregarem mais valor para clientes de forma mais rápida e menos dolorosa.
Então apesar de nascer intrinsicamente ligado à área de software, diversos segmentos hoje já utilizam os métodos ágeis para ter mais resultados.
Inclusive, a CRIARH não é uma empresa de tecnologia, mas a agilidade está em nossos valores. Para nós, agilidade é a ponte para acelerar a resolução de problemas que impedem clientes de atingir seus objetivos.
O que quero dizer é que independente da sua área de atuação ou experiência no assunto, você pode se tornar um profissional ágil ou criar uma equipe ágil de forma mais simples do que você pensa.
Agilidade é velocidade?
O jamaicano, Usain Bolt é dono dos recordes mundiais e olímpico. Uma de suas marcas históricas é o seu recorde mundial de 100 metros em 9s58.
Será que por ser muito rápido, ele é ágil?
Não necessariamente. Ser rápido é bom quando já sabemos o caminho a ser percorrido, ser ágil é descobrir qual caminho deve ser percorrido.
Não adianta nada ser o homem mais rápido do mundo se na prova ele correr no sentido contrário, não é?
Segundo o próprio dicionário, o significado de agilidade é algo que é ligeiro e que se move com facilidade.
Por isso você vai ouvir falar que metodologias ágeis são um processo iterativo, onde através da tentativa e erro equipes buscam a melhor forma de entregar valor para seus clientes.
Só depois que é identificada a melhor abordagem, as equipes aceleram seu trabalho.
Exatamente por isso logo ao montar equipes ágeis, elas tem um ritmo de trabalho um pouco mais lento do que equipes tradicionais.
Contudo, elas são muito mais adaptáveis, o que gera uma aceleração no ritmo de trabalho muito superior à equipes tradicionais.
No fim das contas, no médio e longo prazo equipes ágeis sempre vencem equipes tradicionais. Seja nas pistas, na seleção ou na sua empresa, a agilidade deve estar presente se você deseja ter um alto desempenho.
Basta você pesquisar agilidade (ou agile) no Linkedin que não vão faltar cursos, artigos e vagas de trabalho no qual a agilidade é a protagonista de empresas com alto desempenho.
Não é a toa que a IDEO U, universidade da gigante global IDEO (referência em inovação e design thinking), listou agilidade como uma das 12 habilidades poderosas para estimular o seu crescimento em 2022.
Uma pessoa ágil é a ponte para acelerar a resolução de problemas e fazer com que todos atinjam seus objetivos.
Agilidade X Pressa
Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo.
– José Saramago
José Saramago foi um escritor português, em 98 ele recebeu o Nobel de literatura, e em 95 o Prêmio Camões, o mais importante da língua portuguesa.
O escritor nasceu em 1922, e em uma das suas citações mais famosas ele já falava sobre a importância de valorizar e otimizar o tempo para resolver problemas.
Mostrando que há anos a agilidade e a pressa sempre estiveram lado a lado. Mas cuidado, elas são diferentes, e agilidade deve ser a prioridade.
A diferença é que pressa para obter respostas pode ser nocivo, a turbulência que a pressa causa é sua maior característica.
Para ilustrar, pense em agilidade como escolher a rota com menos trânsito para o seu trabalho.
Se você está atrasado, a rota mais ágil deve ser levada em consideração. Serão ruas com menos tráfego que o comum, mas que te levarão lá.
Mas se você usar a lógica da pressa, você pode acabar pegando uma contramão, infrigir leis de trânsito e causar um acidente.
Os dois métodos resolvem um problema, e podem funcionar! Mas com consequências distintas. Para o longo prazo, agilidade sem pressa vai trazer muito mais segurança nos resultados.
Em uma frase, pressa resolve problemas, mas com consequências. Agilidade resolve problemas da maneira certa.
Como se tornar uma pessoa ágil no trabalho
Agilidade é para todos os profissionais, em qualquer indústria. Não é porque os termos empresariais nasceram na área de tecnologia que se restringem apenas à ela.
É uma habilidade necessária nos mais diversos ambientes profissionais, e até em âmbitos pessoais. Inclusive, ajudam de forma crucial na difícil gestão de equipes remotas.
Por isso, se você não se considera uma pessoa ágil, tá tudo bem. A agilidade pode ser desenvolvida e aperfeiçoada. Você pode se tornar um ágil.
E para isso, vou te mostrar dois métodos muito utilizados para criar pessoas e equipes ágeis:
1. Quadro Kanban
O quadro Kanban é um método ágil para gerenciar atividades de forma visual. Sendo assim, ele facilita a gestão de atividades da rotina de uma equipe.
Ele facilita muito a gestão de atividades, pois é uma organização flexível.
É essa característica que faz ele se destacar sobre outras formas de gerir atividades, como o quadro Gantt, que não é nem um pouco ágil.
Ela funciona de maneira clara e por prioridade de atividades, distribuídas em colunas.
Geralmente não há regra definida de como as colunas devem qualificar a atividade, apenas a primeira e a última coluna seguem padrões quase universais.
A primeira coluna geralmente é o “backlog”, que são as atividades programadas para serem executadas, mas ainda não foram iniciadas.
Por fim na última coluna há as atividades implementadas, que foram concluídas e disponíveis para todos.
Todas as outras formas de classificar as atividades ficam no meio, e podem variar de empresa para empresa.
Na área de marketing a CRIARH utiliza os quadros Kanban com as etapas:
- Em fila (0%);
- Iniciado (>10%);
- Em progresso (>50%);
- Revisão (>90%);
- Completo (100%).
Esse processo pode ser feito em ferramentas virtuais, como o Notion (a que utilizamos) e o Trello. Você também pode usar post-its em um quadro físico.
Lembre-se que você pode personalizar de acordo com suas necessidades (por exemplo, na área de gestão não utilizamos a etapa de revisão), mas o excesso atrapalha.
2. Reuniões de feedback
Outra prática comum em métodos ágeis são reuniões de feedback para melhoria contínua. Um bom modelo são as reuniões utilizadas no método SCRUM, que também usamos aqui na CRIARH.
Você pode aliar essas reuniões com o método Kanban, deixando a gestão de atividades para ele, e os acompanhamentos de melhoria contínua com o SCRUM.
Apesar de serem diferentes, eles funcionam tão bem juntos que a maioria das empresas usam mais de um método ágil diferente em sua cultura, adotando um formato híbrido.
Você pode definir um período (sprint) para todos trabalharem com um objetivo em comum, na CRIARH usamos o período de 1 semana.
Depois disso, você vai usar 3 tipos de reuniões diferentes:
- Reunião de planejamento
- Reunião diária
- Reunião de revisão
Comece os sprints com a reunião para planejar as atividades da equipe.
Depois, diariamente faça uma reunião de acompanhamento para todos estarem na mesma página sobre o que está sendo feito e se há obstáculos.
No fim do sprint faça a reunião de revisão você vai avaliar o que foi construído no período.
As perguntas que você pode usar para guiar as reuniões são:
- Reunião Diária → O que você fez ontem? O que fará hoje? Que obstáculos estão atrapalhando seu trabalho?
- Reunião de Revisão → O que podemos melhorar no curto prazo? Que problemas tivemos e como podemos superá-los? O que pode melhorar já na próxima semana?
- Reunião de Planejamento → Em quais objetivos você vai focar? Quais objetivos precisam mudar por conta de novas prioridades? O que eu posso fazer para ajudar você a ter mais sucesso? Qual é uma oportunidade para nós?
Essa é uma forma minimizada para ser mais ágil, mas com certeza é um bom primeiro passo. Deixo como exemplo abaixo a forma exata que fazemos em nossa empresa.
Agora você já sabe o que é agilidade
A maior diferença entre uma pessoa ágil e uma pessoa lenta é a sua atitude. Então não deixe de praticar!
É muito difícil (para não dizer impossível) tornar uma empresa ágil sem métodos e processos claros para isso.
Agilidade é um esforço coletivo, mas que vale muito a pena. Seja ágil para não correr na direção contrária, e não sofra com as consequências da pressa.
Diminua a carga para iniciar esses novos processos, então dê um passo de cada vez, ninguém desenvolveu sua agilidade do dia para a noite.
Comece organizando o seu trabalho no quadro Kanban.