Estimulando o Pensamento Divergente
Desafie suas premissas mais básicas e vire-as de cabeça para baixo para ter mais ideias não óbvias.
PASSO 1
Determine quais necessidades a equipe deve atender e quais informações adicionais de qualificação são relevantes neste contexto.
PASSO 2
Motive a equipe a apresentar várias perguntas do tipo "Como nós podemos …" que atendam às necessidades identificadas ou oportunidades.
Cada pergunta deve seguir à lógica de “Como nós podemos …” seguido por um verbo (por exemplo, criar), um substantivo (por exemplo, produto de investimento) e o tipo de usuário (por exemplo, nome da pessoa).
PASSO 3
Leia a pergunta "Como Nós Podemos" em voz alta e pergunte se a equipe se inspirou na pergunta para encontrar muitas soluções. Caso contrário, a questão pode ser muito restrita (por exemplo, ela já antecipa uma solução ou não permite uma exploração futura). Ou a questão "Como Nós Podemos" é muito ampla, isso é, a questão tenta melhorar o mundo, e a equipe se sente perdida diante da tarefa.
Para neutralizar esse problema, existem duas técnicas de perguntas: “POR QUÊ”, para expandir o foco, e “COMO”, para restringir o foco de consideração.
Assim que a pergunta "Como Nós Podemos" for lançada, a fase de ideação pode começar. Comece, por exemplo, com uma sessão aberta de brainstorming que gere ideias iniciais.
Você receberá em até 2 minutos a ferramenta em seu e-mail.
Desafie suas premissas mais básicas e vire-as de cabeça para baixo para ter mais ideias não óbvias.
Aqueça seus músculos criativos, estimule o pensamento divergente e reforce sua confiança criativa.