Nos últimos anos, na contramão do sistema educacional convencional, há um movimento crescente no mundo empresarial para o reconhecimento do que Daniel Goleman definiu como inteligência emocional, e dentro dela, há uma variedade de qualidades pessoais e interpessoais.
Essas qualidades são as soft skills. Ou seja, soft skills é um conjunto de qualidades pessoais e interpessoais nascidas da inteligência emocional. Por exemplo, a capacidade de entender e de expressar sentimentos, convivência com outras pessoas, comunicação, empatia, resolução de problemas, criatividade e tantas outras.
Apesar de ser mais difícil desenvolvê-las do que as hard skills (competências técnicas), geralmente são as soft skills que são reconhecidas como habilidades do futuro do ser humano.
Pessoas com alta inteligência emocional se destacam mais, ocupam postos mais altos em empresas e são mais hábeis em sua condução porque são líderes criativos e influenciadores. Aptos a motivar e inspirar pessoas utilizando suas competências intra e interpessoais.
O desafio contemporâneo
Apesar da alta valorização e reconhecimento dessas competências, líderes empresariais afirmam que o profissional que ingressa no mercado de trabalho hoje parece ser cada vez mais fraco nessa habilidade do que as gerações anteriores.
Inclusive, Daniel Goleman cita uma pesquisa feita com alunos e professores em 1999 que demostra “uma tendência mundial na atual geração de crianças a ser mais conturbada emocionalmente do que a geração anterior, mais solitária e depressiva, mais irritada e rebelde, mais nervosa e propensa a preocupações, além de mais impulsiva e agressiva.” E segundo ele, isso acontece com pessoas em todo o mundo.
Vários fatores influenciam essa nova geração, como maior tempo de trabalho na rotina e menos tempo para educar as crianças. Jovens com menos contato social, fim das brincadeiras em grupo em razão do computador, entre outras. Todos fatores que forçavam a convivência e prática de diversos tipos de habilidade, como o controle da raiva e solução de conflitos.
Como desenvolver suas soft skills
É injusto dar dicas sobre soft skills específicas e deixar você nas cegas em relação a outras. Desenvolver soft skills é difícil, mas possível. E a melhor coisa que você pode fazer para si mesmo é desenvolver a sua inteligência emocional, a raiz das soft skills como mesmo disse Daniel Goleman. Só assim você vai desenvolver a sua autoconfiança, mindset, resiliência e outras capacidades.
Profissionais como psicólogos podem ajudar a você a desenvolvê-la de forma consciente e mais rápida. Sendo o caminho ideal para praticar o autoconhecimento e revelar suas capacidades naturais.
Outras práticas podem ajudá-lo de forma indireta a superar os desafios contemporâneos, através da maximização do contato interpessoal e reflexão intrapessoal. Atividades como meditação, cursos, esportes, lazer em grupo forçam controle próprio e a prática da resolução de conflitos.
Foto por Aarón Blanco Tejedor em Unsplash