Conteúdo Plagiado Para SEO: Como Isso Afeta O Desempenho Do Site?

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É sempre aconselhável evitar o plágio e evitar a duplicação de outros. Mas você já se perguntou por que todo mundo tem medo do plágio? A razão pela qual o plágio deve ser evitado a qualquer custo é porque ele pode arruinar todos os seus esforços, estratégias e investimentos na tentativa de tornar seu site um sucesso. 

O plágio afeta seu site de diversas maneiras, desde comprometer sua reputação até enfrentar questões legais, e você pode encontrar diversas dificuldades. Se você precisa saber por que o conteúdo plagiado é ruim para o SEO e como isso pode afetar o desempenho do seu site, leia este artigo. Você pode encontrar detalhes completos sobre o assunto aqui. 

Efeitos Do Conteúdo Plagiado

  1. Penalidades Do Mecanismo De Pesquisa

Os proprietários de sites realizam SEO de seu conteúdo para que sejam avaliados pelos motores de busca. Se você decodificar a abreviatura SEO (Search Engine Optimization), poderá entender que significa otimizar seu conteúdo de acordo com as demandas do mecanismo de busca. 

Os algoritmos dos mecanismos de busca, que atuam como rastreadores, são treinados para priorizar conteúdo exclusivo e livre de plágio. No entanto, se você não prestar atenção à originalidade e publicar conteúdo plagiado, poderá receber penalidades nos mecanismos de busca.

Mecanismos de pesquisa como o Google identificam e sinalizam instantaneamente conteúdo que contém casos de plágio. Depois, com base na severidade, penalizam os websites em diferentes níveis. 

Os tipos comuns de penalidades para mecanismos de pesquisa como resultado de conteúdo plagiado incluem

  • Penalidades em nível de palavra-chave

Isso significa que sua classificação geral não é afetada e os mecanismos de pesquisa apenas desclassificarão seu site em relação a uma palavra-chave específica. 

  • Penalidades em nível de URL

Esta penalidade causa uma queda repentina na posição do ranking.

  • Penalidades em nível de domínio

As penalidades dos mecanismos de pesquisa no nível do domínio reduzem a classificação SERP de todo o seu domínio.

  • Remoção de sites

Esta é a penalidade mais severa dos mecanismos de busca, e todo o seu site é removido de suas SERPs.

  1. Baixo Tráfego Orgânico

O conteúdo plagiado impacta negativamente o tráfego orgânico. O tráfego orgânico chega ao seu site apenas como resultado dos resultados de consultas do mecanismo de pesquisa. O público geralmente explora os primeiros resultados e se volta ligeiramente para páginas de classificação inferior. 

Conforme discutido, apenas o conteúdo original de alta qualidade será classificado no topo das páginas. Da mesma forma, sua visibilidade será prejudicada se você for penalizado pelos mecanismos de busca por plágio. Porque os motores de busca não indexarão o seu site nos resultados. Como resultado, o tráfego do seu site diminui.

  1. Má Experiência Do Usuário

O conteúdo plagiado também afeta a experiência do usuário de um site. O público anseia por informações exclusivas e valiosas. Interagir com conteúdo copiado que eles já podem ter lido em algum lugar é um sério desestímulo. 

Eles considerarão a plataforma não confiável, incompetente e imitadora. Como resultado, eles voltam rapidamente para SERPs em busca de informações valiosas. Os mecanismos de pesquisa percebem isso e consideram isso uma experiência ruim para o usuário. 

O tempo de permanência, que é o tempo total gasto por um usuário em uma sessão, e o número de páginas exploradas posteriormente são avaliados pelos rastreadores. Consequentemente, a má experiência do usuário leva você para páginas de classificação inferior, afetando sua visibilidade de SEO. 

  1. Reputação Manchada

Nem é preciso dizer que o plágio é considerado uma ofensa ética e moral. As pessoas que consomem informações em um site desejam aprender novas ideias e ver conteúdo exclusivo. 

No entanto, ver conteúdo plagiado não apenas os decepciona, mas também cria uma má impressão daquele site específico em suas mentes. Esse fenômeno prejudica a reputação e a credibilidade de sites que publicam conteúdo plagiado. O público nunca considera tal site como uma fonte confiável de informação.

Você também pode testemunhar um sério declínio no tráfego de entrada do site. Além disso, um site que publica conteúdo plagiado também pode testemunhar um aumento significativo na taxa de rejeição, o que sinalizará aos mecanismos de pesquisa sobre os problemas com o conteúdo disponível em suas páginas. 

Se os mecanismos de pesquisa determinarem plágio por meio de rastreadores avançados, o site poderá enfrentar penalização na forma de desclassificação e desindexação. Esse site também não protege links de entrada e outros vínculos online.

  1. Aumenta A Taxa De Rejeição

A taxa de rejeição é calculada como o número de usuários online que visitam seu site e voltam instantaneamente em alguns segundos. Embora não seja diretamente considerado um fator de classificação, os mecanismos de pesquisa percebem isso como uma abordagem negativa. O usuário online não explora um único site durante sua consulta de pesquisa. 

Eles procuram múltiplas opiniões e perspectivas. Se um site estiver hospedando conteúdo duplicado, eles o descobrirão rapidamente e não rolarão para baixo. Isso aumenta a taxa de rejeição e, em última análise, diminui sua credibilidade e diminui o tempo de permanência. 

  1. Sem Backlinks

Backlinks são um voto de confiança dado aos sites online como resultado da publicação de conteúdo informativo e valioso. Os sites possuem links para conteúdo semelhante para apoiar suas reivindicações e agregar valor ao seu conteúdo. Conteúdo original e exclusivo são fatores importantes para obter backlinks. Ter um bom perfil de backlink ajuda a construir uma forte pontuação de autoridade de domínio. 

Isso é considerado um sinal de autoridade no nicho e sinaliza uma boa reputação para os mecanismos de busca. Por outro lado, ninguém quer ter um link para um site que publica conteúdo plagiado, deixando para trás todas essas chances de se tornar um site confiável. 

  1. Questões Legais

Além dos problemas de desempenho online, o conteúdo plagiado também coloca você em águas quentes de penalidades legais. Se você violar o conteúdo protegido por direitos autorais, o proprietário poderá entrar com uma ação judicial contra você. 

Isso oferece várias consequências para você suportar. Por exemplo, eles devem inicialmente solicitar a remoção do conteúdo, prosseguir com os procedimentos legais, contratar um advogado, pagar pelas perdas financeiras, honorários advocatícios, etc. 

Além disso, dependendo da gravidade da infração, o tribunal pode até cobrar pesadas multas monetárias. A perda de respeito e credibilidade durante o processo é outra questão a ser discutida. 

  1. Sem Compartilhamento Social

É mais provável que o conteúdo informativo e original seja compartilhado em plataformas de mídia social. 

Isso aumenta a probabilidade de atrair público por meio de diferentes plataformas. Pelo contrário, a publicação de conteúdo plagiado limita as chances de compartilhamento social e direciona o tráfego de outras fontes.

Como Evitar Conteúdo Plagiado

O plágio pode afetar seriamente o desempenho de um site. Portanto, deve ser evitado a qualquer custo. Porém, muitas pessoas não conhecem as táticas para garantir conteúdo exclusivo e evitar duplicação. Esta seção discute algumas dicas para ajudá-lo a evitar o plágio. Porém, vale ressaltar que escrever constantemente sobre um tema semelhante pode levar ao plágio.

Você também pode se tornar vítima de autoplágio. Um robusto e preciso detector de plagio pode ajudá-lo a identificar instâncias de duplicação. Essa ferramenta utilizará algoritmos avançados e um extenso banco de dados para analisar o texto subjacente e compará-lo com milhões de fontes para identificar casos de plágio. Portanto, além de seguir dicas para evitar o plágio, você também deve utilizar um verificador de plagio to esteja do lado seguro.

No entanto, aqui estão algumas dicas eficazes que podem ajudá-lo a evitar o plágio.

  • Garanta uma pesquisa adequada sobre o assunto antes de escrever o conteúdo.
  • Crie um layout básico do seu conteúdo antes de escrevê-lo.
  • Confie em seu próprio conhecimento, experiência prática e ideias.
  • Parafraseie o conteúdo quando você adquirir algo de outro lugar.
  • Adicione citações quando precisar adicionar conteúdo de outras fontes.
  • Não copie o conteúdo palavra por palavra, mesmo se estiver adicionando citações.

Conclusão 

O conteúdo plagiado pode ser uma dor de cabeça, pois resulta em muitas consequências negativas. O artigo acima descreveu em detalhes seus efeitos no SEO e no desempenho do site. Por exemplo, você pode ter que enfrentar penalidades do mecanismo de pesquisa, enfrentam perda de reputação e credibilidade, declínio no tráfego orgânico, aumento nas taxas de rejeição, experiência ruim do usuário, falta de backlinks e compartilhamento social. Se você quiser ficar protegido de todos esses problemas, precisa estar um passo à frente do plágio. Espero que você considere essas informações valiosas e o ajude a evitar casos de prazer no futuro próximo.

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Artigo por

Lucas Teles
Lucas é o Head de Inovação da CRIARH. Mas mais importante, ele é o maior apaixonado pela empresa.

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