IA generativa em marketing de conteúdo: revolucionando as relações com a mídia e a narrativa de histórias

Tabela de conteúdo

A IA generativa é o mais recente boom tecnológico que varreu o mundo. A forma mais popular de IA generativa são os grandes modelos de linguagem (LLMs) baseados em texto. Esses mecanismos de IA podem compreender a linguagem humana e fornecer respostas naturais e informadas a qualquer solicitação.

Naturalmente, o marketing de conteúdo e outros campos semelhantes rapidamente encontraram uma utilidade para eles. Hoje em dia, os profissionais de marketing de conteúdo usam IA generativa para aprimorar suas habilidades de contar histórias para que possam ressoar com seu público. Eles também usam seu conteúdo para promover boas relações com seu público por meio de canais de mídia.

Hoje, veremos exatamente como a IA generativa é usada no marketing de conteúdo, por que é usada e quais são suas desvantagens. 

Benefícios da IA ​​generativa em marketing de conteúdo

Obviamente, existem alguns benefícios poderosos na IA generativa. Então, vamos dar uma olhada em alguns dos mais comuns.

  • Eficiência. A IA é muito mais eficiente que os humanos. Se você der um aviso a uma IA generativa, ela começará a produzir uma resposta sensata instantaneamente. Um humano pode ter que pensar um pouco para responder com qualidade semelhante.
  • Economia de custos. Custa muito menos usar IA generativa do que contratar um escritor experiente. Mesmo que você não contrate um escritor experiente, o custo de treinar um novo também não é motivo de zombaria.
  • Flexível. A IA generativa é bastante flexível. Você pode usá-lo para criar todos os tipos de conteúdo. Você também pode usá-lo para editar e revisar conteúdo. Os usos da IA ​​generativa são limitados apenas pela sua imaginação.
  • Qualidade consistente. A IA é como qualquer outra máquina, altamente consistente em seus resultados. Você nunca mais terá que se preocupar em criar conteúdo de qualidade incomumente baixa em comparação com o resto.

Devido a esses benefícios, os profissionais de marketing de conteúdo adoram usar IA generativa sempre que possível. Então, vamos ver como a IA generativa é usada no marketing de conteúdo.

Como usar IA generativa de maneira eficaz no marketing de conteúdo

Fale sobre como o uso preguiçoso da IA ​​é penalizado. Portanto, é necessário cuidado e consideração para usar a IA de maneira eficaz. 

A IA generativa é muito boa, mas não é uma solução mágica. Requer discrição e sabedoria para ser usado com eficácia. O uso preguiçoso da IA ​​para produzir toneladas de conteúdo só resultará em problemas. Iremos discuti-los mais tarde. Por enquanto, vamos ver como você pode usar a IA generativa de maneira eficaz.

  1. Criar Formato abreviado Contente

A IA generativa é mais adequada para a criação de conteúdo curto. Isso inclui:

  • E-mails
  • Pequenas postagens de blog (cerca de 600 palavras ou menos)
  • Postagens em mídias sociais
  • Comunicados de imprensa
  • Arremessos 

Se você percebeu, todas essas são formas de conteúdo que moldam a opinião pública sobre sua marca – portanto, o termo “relações com a mídia” se aplica a elas. Com IA generativa, você pode criar ótimo conteúdo para relações com a mídia que ajuda a pintar sua marca de forma positiva.

Você pode fornecer prompts e parâmetros especializados para melhorar o qualidade do conteúdo e eficácia. 

Agora, você pode estar pensando: por que a IA generativa só é boa para conteúdo curto? Afinal, o aspecto narrativo do marketing de conteúdo requer conteúdo longo. 

A resposta é que você não pode gerar conteúdo de formato longo na íntegra com IA. Bem, tecnicamente você pode, mas sua qualidade seria inferior. Isso ocorre porque a IA generativa ainda é relativamente nova, por isso precisa de mais tempo para crescer e se tornar melhor. Infelizmente, o conteúdo de formato longo é apenas um de seus principais pontos fracos, por isso é aconselhável limitar-se ao formato curto criação de conteúdo.

  1. Ideação de conteúdo e brainstorming

A IA generativa não é usada apenas na capacidade de criação. Tem muito mais usos em termos de capacidade assistencial. 

Você deve ter ouvido falar sobre bloqueio de escritor. É um bloqueio mental onde os escritores têm dificuldade em desenvolver novas ideias. Também pode se referir à incapacidade de explicar seus pensamentos com palavras adequadas. 

Com a IA generativa, esses escritores podem debater seus tópicos e obter a tão necessária injeção de novas ideias. A IA generativa provou ser capaz de manter discussões inteligentes. Assim, os escritores podem realmente recuperar ideias para refiná-las ainda mais.

Isso reduz o tempo perdido devido a bloqueios mentais e garante que o trabalho de redação de conteúdo permaneça no caminho certo.

  1. Análise e Feedback

A IA generativa pode fornecer feedback sobre o trabalho de um escritor. Você pode inserir seu conteúdo na interface da IA ​​e fornecer o contexto do seu trabalho. Por exemplo, um blogueiro pode fornecer uma postagem de blog para a IA e pedir que ela verifique a legibilidade, a compreensão e o envolvimento geral. 

A ferramenta de IA examinará o conteúdo e comentará coisas como:

  • Comprimento médio da frase
  • Dificuldade de vocabulário
  • Estrutura do parágrafo
  • Foco no conteúdo, ou seja, se o escritor vai direto ao ponto ou sai pela tangente.

Para redatores de conteúdo, esse tipo de feedback é uma vantagem, especialmente do ponto de vista narrativo. Veja, o marketing de conteúdo geralmente depende da venda de uma história para seus clientes e da colocação de seus produtos/serviços nessa história. O objetivo é fazer com que os clientes queiram comprar o produtos e serviços

A IA generativa pode dizer o quão bom (ou ruim) é o seu conteúdo em relação contar histórias. Você pode usar o feedback para aprimorar o conteúdo.

  1. Adaptando conteúdo

No marketing de conteúdo, adaptar o conteúdo para públicos específicos é mais eficaz e gratificante do que o conteúdo não personalizado. Isso ocorre porque as pessoas gostam quando o conteúdo de leitura lhes agrada.

Quando uma marca faz isso, as pessoas se sentem ouvidas e compreendidas, promovendo sentimentos positivos. Isso significa que eles interagirão mais com sua marca e estarão mais abertos às suas sugestões.

Para personalizar o conteúdo, você precisará coletar dados de várias maneiras. Por exemplo, você pode usar pesquisas para coletar informações do seu público. A pesquisa pode ser acessível com um código QR. Alguns incentivos para escanear o código com um Leitor QR, como um desconto ou uma oferta, fará com que muitas pessoas preencham a pesquisa.

Os dados da pesquisa podem ser alimentados com IA generativa para criar personas de público e obter dicas sobre como adaptar o conteúdo para cada persona. Dessa forma, você pode maximizar o envolvimento do seu público por meio do seu conteúdo.

  1. Otimização SEO

A otimização de mecanismos de pesquisa é um dos pilares do marketing de conteúdo. Se o seu conteúdo não estiver otimizado para SEO, ele não conseguirá ganhar exposição. 

SEO faz com que suas páginas da web tenham uma classificação elevada nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa. Para fazer isso, você precisa tornar o conteúdo e o design da sua página da web fáceis de usar, compreensíveis, intuitivos e envolventes.

A IA generativa pode ajudar na parte de conteúdo. Ele pode ajustar palavras-chave de alto volume no conteúdo para que os mecanismos de pesquisa as captem. Também pode facilitar a linguagem do conteúdo, melhorando a experiência do usuário. Isso aparece como um aumento na retenção de páginas e uma redução na taxa de rejeição. Como resultado, a classificação da página aumenta.

Limitações da IA ​​generativa

Por melhor que seja a IA generativa, ela tem suas desvantagens. Você precisa se lembrar que a IA generativa existe há menos de cinco anos. Como uma tecnologia ainda está em seus primórdios, há muitas coisas que você precisa considerar antes de poder usá-la. 

Abaixo estão algumas limitações comuns da IA ​​generativa que você precisa considerar antes de usá-la para marketing de conteúdo.

  • Considerações Éticas. A IA generativa frequentemente infringe direitos autorais e copia ideias de outras fontes. Portanto, você precisa garantir a obtenção da licença de direitos autorais e citar as fontes ao usar conteúdo de IA.
  • Falta de toque humano no conteúdo. A IA generativa não é capaz de criar conteúdo semelhante ao humano. Para os não iniciados, pode parecer que o conteúdo é bastante humano. No entanto, qualquer pessoa com capacidade de leitura de um aluno do ensino médio ou superior notará que as frases são muito prolixas e repetitivas. 

Então, um escritor humano não pode ser superado por uma IA. É por isso que é melhor usado como forma de assistência.

  • Fatos incorretos. A IA generativa funciona aprendendo com uma grande seleção de conteúdo público. Embora este conteúdo seja um pouco examinado, é impossível examiná-lo em detalhes devido à grande quantidade de dados. 

Portanto, pode haver fatos errôneos aí. A IA generativa não saberá disso. Isso irá regurgitar fatos incorretos, e cabe a você verificar os fatos.

  • Potencial para plágio. A IA generativa tem muito potencial para plágio. Isso ocorre porque a IA generativa apenas mistura e combina palavras e fatos que já conhece. Não pode criar algo novo. Portanto, há muito potencial para plágio, o que pode colocar sua campanha de marketing de conteúdo em maus lençóis.

Conclusão

Aí está: o papel da IA ​​generativa no marketing de conteúdo para narrativa e relações com a mídia. Há muitos benefícios em usar IA generativa. Grande parte de seus benefícios são revelados quando ele é utilizado como auxiliar. Tem suas desvantagens, mas o uso responsável pode compensá-las facilmente.

Se torne um líder melhor, em minutos.

Receba semanalmente passos a passos práticos para ser um melhor líder.
Ao se inscrever você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.
curso de criatividade

Artigo por

Lucas Teles
Lucas é o Head de Inovação da CRIARH. Mas mais importante, ele é o maior apaixonado pela empresa.

Curtiu? Mande o artigo para seus amigos!

Junte-se a mais de 3.000 pessoas em nossa news

Não perca nossas últimas dicas, ferramentas e táticas para ser um melhor líder.