Quando não estamos organizando os projetos da CRIARH Consultoria, estamos lendo livros incríveis.
Como meu papel na empresa é reinventar constantemente nossos processos, projetos, etc. Ler é uma grande parte desse processo para aumentar meu repertório e fazer novas conexões criativas a partir delas.
Eu gosto de todo tipo de informação, sejam elas histórias, pesquisas ou experiências pessoais memoráveis – e as vezes não são em livros ligados à gestão criativa de pessoas que encontro grandes insights.
Aqui estão 3 livros que recomendo para você que deseja novos pontos de vista, novas provocações ou formas de pensar:
1. Incansáveis por Maurício Benvenutti
O único brasileiro da lista, a visão e experiência de Maurício Benvenutti tornam esse livro um dos melhores que já li, dissecando o método que pequenas empresas quebram mercados e desbancam grandes corporações.
O livro é de fácil leitura e serve como introdução ao mundo do empreendedorismo, demonstrando desde o contexto global que moldou o surgimento de diversas empresas bilionárias aos “segredos” para vencer grandes empresas.
É um livro indispensável para qualquer gestor com espírito empreendedor (não necessariamente empresário) por ser extremamente informativo apesar do curto tamanho. É tanto conteúdo que apesar de não ter o costume, rabisquei e marquei o livro inteiro!
2. Aprender a ser gestor por Linda Hill
Linda Hill é uma professora do curso de Business em Harvard, a conheci através de uma palestra no TED global que serviu de inspiração para uma proposta de tema central do 20º Congresso Brasileiro de Criatividade & Gestão com Pessoas, a qual acabou sendo aceita e resultando no tema “Criatividade Coletiva: Um por todos, todos por um!”.
O livro é uma bíblia para quem quer ser gestor de empresas, ele é baseado em pesquisas com 19 gestores de empresas globais em seu primeiro ano de experiência.
Quer saber o que funciona, o que não funciona, como liderar pessoas, como gerenciar processos?
Com detalhes a autora nos insere em ambientes diversos e nos demonstra que mesmo nos grandes players globais, novos gestores precisam aprender no tranco a serem grandes líderes de empresas eficazes.
É um livro excelente para aprofundar conhecimentos.
3. O poder do hábito por Charles Duhigg
É um livro feito para mudar suas perspectivas e percepções sobre o peso dos hábitos no dia a dia e no mercado. O jornalista do New York Times, Charles Duhigg, acompanha grandes pesquisas de perto que abordam o poder dos vícios e como a ansiedade manda nos nossos padrões comportamentais pessoal (vícios como cigarro) e consumidor através de um ciclo fácil de entender.
Garanto que lendo esse livro a sua consciência sobre suas próprias atitudes vão mudar, fazendo você questionar o porque de você fazer as coisas que você faz.
A mudança de mentalidade após a leitura é natural e explora seu lado autodidata no desenvolvimento pessoal e como influenciar grupos de pessoas através de hábitos coletivos.
É um livro que une transformação pessoal à aprendizados mercadológicos, será um divisor de águas em sua vida.