Um fundo preto com um relógio em primeiro plano.

Junte-se a mais de 3.000 pessoas

Não perca nossas últimas dicas, ferramentas e táticas para ser um melhor líder.

Sistema ERP: O que significa e como impacta seu negócio

O sistema ERP integra diversos departamentos da empresa, melhorando a gestão e impactando positivamente o negócio.

Definição Sistema ERP

Descrição: Sistema ERP para planejamento de recursos empresariais.

Quando você ouve falar em sistema ERP, pode se perguntar o que realmente significa. Basicamente, ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, ou Planejamento dos Recursos da Empresa. É uma ferramenta que revoluciona a maneira como as empresas gerenciam suas operações.

O que é ERP:

  • Sistema ERP: Um software integrado que gerencia a maioria dos processos de negócios de uma empresa.
  • ERP é: A espinha dorsal para o rastreamento e planejamento de todos os aspectos operacionais, financeiros e de RH.
  • É um sistema: Que centraliza informações, facilitando a coordenação das atividades empresariais.

O termo “ERP completo” refere-se a um software ERP que abrange todas as áreas vitais da gestão empresarial. Entender o que é ERP envolve perceber que é um software capaz de integrar departamentos desde finanças até estoque, automatizar processos manuais, e melhorar a tomada de decisões com base em dados precisos e atualizados.

Componentes de um ERP:

  • Finanças;
  • Recursos Humanos;
  • Produção;
  • Vendas;
  • Estoque.

Vale lembrar que ERP é um sistema dinâmico e se adapta a diversos tipos e tamanhos de negócios. Com o ERP, você consegue ter uma visão clara e unificada do que está acontecendo em sua empresa, tornando a gestão muito mais ágil e eficiente.

Vantagens e Benefícios

Descrição: Um diagrama do processo ERP.

Quando você implementa um sistema ERP, está adotando uma ferramenta multifacetada que pode transformar sua empresa. Aqui estão os benefícios principais que você vai perceber.

Otimização de Processos

O sistema ERP permite otimizar os processos de negócios, automatizando tarefas repetitivas e reduzindo a necessidade de inserção manual de dados. Você perceberá que suas operações diárias fluem mais rapidamente e com menos erros, economizando tempo e aumentando a eficiência.

Integração de Departamentos

Graças à gestão integrada, um ERP ajuda a unir diferentes departamentos da sua empresa. Isso significa que vendas, finanças, recursos humanos, e produção compartilham informações em tempo real, melhorando a comunicação interna e a colaboração entre as equipes.

Redução de Custos

Integrar os processos de negócios com um sistema ERP também pode resultar em redução de custos. A centralização da informação ajuda a diminuir redundâncias e a otimizar o uso de recursos, o que se traduz em economia para o seu negócio a longo prazo.

Tomada de Decisão Baseada em Dados

Com um ERP, você terá uma base de dados centralizada que fornece informações atualizadas. Isso capacita você a tomar decisões estratégicas informadas. A visibilidade em tempo real de indicadores chave permite uma tomada de decisão rápida e fundamentada, alinhando a sua estratégia aos objetivos do negócio.

Tipos de ERP

Dicas para implementar e otimizar um sistema ERP.

À medida que você explora as opções de sistemas ERP, é essencial entender que a tecnologia e o método de implantação são tão importantes quanto as funcionalidades. Dois dos principais tipos que você vai encontrar são: ERP na nuvem e ERP On-Premise.

ERP na Nuvem

ERP na nuvem é o tipo de sistema ERP hospedado em servidores remotos e acessado via internet. Você não precisa se preocupar com a manutenção da infraestrutura de TI ou atualizações do software, pois o provedor cuida disso por você. Além disso, a escalabilidade é um grande trunfo; você pode aumentar recursos conforme sua empresa cresce, sem grandes transtornos.

Como por exemplo:

Vantagens:

  • Acessível de qualquer lugar com uma conexão à internet;
  • Custos iniciais mais baixos, pois geralmente são cobrados em um modelo de assinatura.

ERP On-Premise

Já o ERP On-Premise é instalado e gerenciado localmente em seus próprios servidores. Aqui, você tem o controle total sobre o sistema e a segurança dos seus dados. Contudo, exige maior investimento inicial em infraestrutura de TI e equipe especializada para gestionar tanto o software quanto os servidores.

Vantagens:

  • Controle completo sobre a segurança e a customização do sistema;
  • Uma única despesa de capital pode ser mais rentável a longo prazo, dependendo do tamanho e da estrutura da sua empresa.

Escolher entre ERP na nuvem e On-Premise envolve analisar seus recursos atuais, necessidades e planos futuros para encontrar o sistema que melhor se adapta ao seu negócio.

Implementação de ERP

A implementação de um sistema de ERP é um dos passos mais transformadores para sua empresa, pois integrará todos os processos em um único sistema. Vamos ver como você pode planejar essa transição.

Planejamento e Estratégia

Primeiro, você precisa desenvolver um plano detalhado que inclua objetivos claros e um cronograma realista. Entenda quais processos de negócios serão impactados e como o ERP vai melhorá-los.

  • Determine quais funcionalidades são essenciais para o seu negócio;
  • Escolha um ERP que se alinhe com suas necessidades e objetivos a longo prazo.

Custo e Investimento

O investimento em um ERP varia bastante e você deve considerar não só o custo inicial de aquisição do software como também os custos a longo prazo.

  • Preveja os custos de implementação, personalização e manutenção;
  • Inclua um buffer financeiro para imprevistos durante a implementação.

Treinamento de Usuários

Após a instalação do ERP, o treinamento de usuários é crucial para garantir que todos possam usar o sistema eficientemente.

  • Organize sessões de treinamento e mantenha recursos de apoio disponíveis;
  • Encoraje a prática constante para que os usuários se familiarizem com as novas ferramentas.

Desafios e Soluções

Quando você implementa um sistema ERP, enfrenta alguns obstáculos, mas existem estratégias claras para superar cada um deles.

Resistência à Mudança

Naturalmente, nem todos na sua empresa vão receber o ERP de braços abertos. Você enfrentará resistência de colaboradores habituados aos procedimentos atuais. Para superar isso, é essencial comunicar as melhorias que o ERP trará, oferecer treinamento adequado e envolver todos no processo de mudança.

Integração com Sistemas Antigos

Um desafio técnico significativo é fazer o ERP funcionar em harmonia com sistemas legados. A solução envolve mapear e entender as funcionalidades desses sistemas para criar uma estratégia de integração eficaz. Pode ser necessário customizar o ERP ou usar middleware para assegurar que seus sistemas antigos se comuniquem bem com o novo.

Tendências e Futuro do ERP

Você já percebeu como os sistemas de gestão empresarial (ERP) evoluem constantemente? Pois bem, o futuro do ERP está diretamente ligado à inovação e à adaptação às novas necessidades do mercado. Aqui estão algumas tendências que estão moldando o que o seu negócio pode esperar do ERP:

  • Integração com Inteligência Artificial (IA): O ERP está ficando mais inteligente. Com IA, ele pode automatizar tarefas, prever tendências e oferecer insights mais profundos sobre os dados do seu negócio;
  • ERPs em Nuvem: A agilidade dos sistemas em nuvem é incontestável. Ela permite que você economize em infraestrutura de TI e acesse informações em tempo real, de qualquer lugar;
  • Mobilidade: Sistemas ERP estão sendo projetados para funcionar perfeitamente em dispositivos móveis, garantindo que você tenha acesso aos dados da sua empresa onde quer que esteja;
  • User Experience Personalizado: A customização das interfaces dos ERPs busca oferecer uma experiência mais amigável, melhorando a usabilidade do sistema;
  • Segurança de Dados Aprimorada: Com os recentes vazamentos de dados, os sistemas estão sendo desenvolvidos com camadas adicionais de segurança;
  • Compliance: Conformidade com normas fiscais e regulatórias torna-se uma chave integrada do sistema para manter sua empresa sempre em dia com as obrigações legais;
  • Módulos especializados: O ERP que você conhece está cada vez mais setorial, com módulos especializados que atendem às necessidades específicas de diferentes segmentos de mercado.

Esteja atento a essas tendências para garantir que sua empresa se mantenha competitiva e esteja pronta para o que vem por aí no universo dos sistemas de gestão empresarial.

Se torne um líder melhor, em minutos

Receba semanalmente passos a passos práticos para ser um melhor líder.
Ao se inscrever você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.
curso de criatividade

Artigo por

Lucas Teles
Lucas é o Head de Inovação da CRIARH. Mas mais importante, ele é o maior apaixonado pela empresa.

Curtiu? Mande o artigo para seus amigos!

Tabela de conteúdo

Outros artigos para você

Receba conteúdos de liderança e rh

Ao se inscrever você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.
Um biscoito de chocolate voando no ar sobre um fundo vermelho.
Ao navegar pelo nosso site, você aceita a nossa política de cookies.