“Se o problema afeta você. Você deve resolvê-lo. Reclamar não é produtivo.”
– Vineet Raj Kapoor
Design Thinking é uma abordagem de resolução de problemas que tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos.
Isso não é à toa. O Airbnb por exemplo, utilizou desse método para deixar de ser uma empresa fracassada em seu ramo e virar um negócio que vale bilhões de dólares.
Com a utilização dos pilares do design thinking é possível envolver-se com o uso de métodos criativos e colaborativos para enfrentar desafios complexos, com o objetivo de gerar soluções inovadoras.
Essa abordagem pode ser considerada uma abordagem multidisciplinar, já que se baseia em uma variedade de diferentes áreas de atuação, como:
- Marketing;
- Engenharia;
- Design de produtos.
Sendo assim, o design thinking tem se mostrado eficaz eatual para enfrentar problemas em todos os âmbitos empresariais, desde negócios até a área da saúde.
Além disso, uma das principais contribuições desse método é unir aquilo que é tecnologicamente viável com aquilo que é economicamente viável.
Em sua abordagem, existem três pilares do design thinking que são essenciais para o sucesso:
- inspiração;
- ideação;
- implementação.
Com esses pilares em ação, é possível achar a resposta para o desafio mais importante das empresas, a inovação.
Ficou curioso para saber como utilizar essa ferramenta transformadora e inovadora em seu ambiente de trabalho? É simples, você só precisa continuar a leitura!
Quais são os 3 pilares do design thinking?
O design thinking é uma abordagem criativa e inovadora para a solução de problemas que se concentra no usuário e em suas necessidades.
Ela envolve fazer conexões entre diferentes ideias, explorar possibilidades e iterar sobre soluções potenciais. Ao fazer uso dos principais pilares do design thinking, indivíduos e equipes podem apresentar novas ideias e abordagens que são altamente adaptadas às necessidades de seus usuários ou clientes.
De acordo com a IDEO, maior referência global em design thinking, três pilares são fundamentais para manifestar a mentalidade ideal do resolvedor de problemas de forma prática, são elas:
Inspiração:
Esse primeiro pilar do design thinking é tudo sobre a coleta e exploração de ideias. Seja de outras pessoas ou do mundo ao nosso redor.
A inspiração pode tomar muitas formas, incluindo:
- Falar com especialistas em uma determinada área para aprender sobre suas perspectivas e desafios;
- Observar os usuários em seu ambiente natural;
- Ficar atento sobre novas tendências ou tecnologias.
Ideação:
O segundo pilar envolve a geração de ideias criativas que podem ser relevantes para um determinado desafio ou oportunidade.
As ideias podem ser geradas através de:
- Sessões de brainstorming;
- Trabalhos em projetos individuais.
É importante permanecer com a mente aberta durante esta etapa a fim de maximizar o potencial de novas soluções.
Implementação:
O terceiro pilar tem tudo a ver com a transformação dessas ideias em planos de ação que podem ser colocados em prática no mundo real
Isso pode envolver:
- Refinar e prototipar ideias;
- Obter feedback dos usuários ou outras partes interessadas importantes;
- Trabalhar com equipes para ajudá-los a superar desafios.
Ao alavancar o poder do design thinking, indivíduos e organizações podem desenvolver soluções inovadoras que impulsionam mudanças significativas.
Como é o caso de estudo da HBR, na qual foca no Golden Gate Regional Center (GGRC), uma organização que tem o propósito de disponibilizar serviços e apoio financeiro a pessoas com deficiências de desenvolvimento na área da baía de São Francisco.
Em 2013, o GGRC junto com a Stanford d.school estudaram e implementaram os pilares do design thinking. Sendo assim, eles conseguiram entender melhor questões sobre os procedimentos de avaliação e aplicação, levando a vários protótipos a serem lançados e testados para melhorar processos e procedimentos para todos.
Aplicando os pilares do design thinking em seu trabalho
O design thinking explora a relação direta dos seus usuários ou clientes para entender melhor suas necessidades.
Por isso, é necessário aplicar ideias criativas para lidar com essas necessidades e trabalhar com sua equipe para transformar essas ideias em planos acionáveis para o sucesso.
Seja em negócios, saúde, educação ou outro campo, usar o design thinking é uma ferramenta poderosa para impulsionar a inovação e alcançar o sucesso.
Com a abordagem e a mentalidade certa, você pode enfrentar até mesmo os desafios mais complexos com criatividade.
Você pode aplicar os pilares do Design Thinking das seguintes maneiras:
Aplicando a inspiração:
Para aplicar inspiração em seu trabalho, comece por se envolver com seus usuários ou clientes para aprender sobre suas necessidades e desafios.
Considere:
- Conversar com especialistas em sua área;
- Observar os usuários em seus ambientes naturais para obter uma compreensão mais profunda das questões que você está tentando resolver.
Aplicando a ideação:
Um componente chave do pensamento em design é a ideação, ou a geração de ideias novas e inovadoras para abordar desafios ou oportunidades específicas.
Isso pode envolver a realização de:
- Pesquisas sobre seus usuários e suas necessidades;
- Brainstorming de soluções potenciais com sua equipe;
- Prototipagem e refinamento de suas ideias para criar soluções efetivas.
Qualquer que seja o método escolhido, é importante permanecer aberto e flexível durante o processo de idealização, a fim de maximizar sua criatividade e gerar uma ampla gama de soluções potenciais.
Ao abraçar a ideação e abordar seu trabalho com criatividade e curiosidade, você pode destravar o poder do design thinking para desenvolver ideias inovadoras que impulsionam mudanças reais em sua organização.
Aplicando a implementação
Outro aspecto chave do pensamento em design é a implementação de suas ideias de maneiras que são adaptadas às necessidades de seus usuários.
Isso pode envolver :
- Trabalhar com equipes ou partes interessadas para superar quaisquer desafios;
- Testar e refinar protótipos;
- Incorporar feedback em iterações futuras de suas soluções.
Através de um planejamento cuidadoso, monitoramento e colaboração, você pode usar o design thinking para implementar com sucesso novas ideias e alcançar resultados positivos em qualquer ambiente de trabalho.
Exemplo de sucesso com os pilares do design thinking
Agora que você conhece os pilares do design thinking, seu funcionamento e como aplicar esse método transformador, chegou a hora de você conhecer exemplos de sucesso com o design thinking no mundo real.
1. Google
Uma organização que tem experimentado grande sucesso usando os pilares do design thinking é o Google.
Com foco nas necessidades e percepções dos usuários, criatividade e implementação cuidadosa, o Google tem sido capaz de desenvolver soluções inovadoras que atendam às necessidades de seus usuários e alcançar crescimento e sucesso contínuos.
Alguns exemplos incluem o Gmail, que usa a inteligência artificial para filtrar e-mails de spam e priorizar mensagens importantes; o Google Maps, com suas atualizações de tráfego em tempo real e interface intuitiva; e o YouTube, com sua capacidade de fornecer recomendações personalizadas baseadas no histórico de visualização.
Ao aplicar os princípios do design thinking em seu trabalho, o Google tornou-se uma das empresas de tecnologia de maior sucesso no mundo de hoje.
E como as organizações continuam a reconhecer o poder desta abordagem, podemos esperar para ver inovações ainda mais excitantes nos próximos anos.
2. Apple
Outra empresa que tem alcançado grande sucesso com os pilares do pensamento do design é a Apple.
Com foco em ouvir o feedback dos usuários e entender suas necessidades, a Apple desenvolveu soluções criativas que revolucionaram várias indústrias.
Alguns exemplos incluem o lançamento do iPhone original em 2007, que introduziu muitos recursos novos para os usuários móveis, incluindo navegação por tela sensível ao toque, integração de aplicativos e conectividade sem fio; e a criação do iPad, que trouxe poderosos recursos de computação para um fator de forma portátil.
Ao abraçar a ideação e a implementação, a Apple tem continuamente ampliado os limites do que é possível na tecnologia.
3. IDEO University
A IDEOU, é uma empresa que tem aplicado com sucesso os princípios e pilares do design thinking. Sendo reconhecida mundialmente por praticar e aplicar essa abordagem para resolver problemas pequenos e grandes.
O design thinking é uma abordagem centrada no ser humano para a inovação que se baseia no kit de ferramentas do designer para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso do negócio.
— Tim Brown, ex-CEO da IDEO
Com foco na empatia e colaboração, a IDEO desenvolveu soluções criativas para empresas em uma variedade de indústrias.
Alguns exemplos incluem:
- Desenvolvimento de uma nova experiência de compras online para o Walmart;
- Parceria com hotéis, bancos de alimentos, fundações e empreendedores para combater o desperdício de alimentos;
- Uma abordagem holística e centrada no ser humano para gerenciar os cuidados com o diabetes;
- Projeção de um sistema escolar do zero e escalar uma rede inteira de escolas para a crescente classe média peruana.
Ao adotar a inspiração, idealização e a implementação em seu trabalho, a IDEO tem sido capaz de conduzir mudanças reais e entregar resultados para incontáveis organizações ao redor do mundo.
E como o campo do design thinking cresce e evolui, nós podemos esperar que a IDEO permaneça na vanguarda desta mudança.
Portanto, se você está procurando uma maneira de alcançar resultados positivos em seu ambiente de trabalho, considere abraçar os princípios do design thinking e usá-los para impulsionar um progresso real para sua organização.
Lembre-se, não importa o cenário. O design thinking é uma abordagem que sempre vai poder ser utilizada para a resolução de problemas.
Para ser bem sucedido no mercado atual, é importante pensar como um designer. Os três pilares do pensamento em design podem ajudar você a fazer exatamente isso.
Ao entender como utilizar estes princípios, você pode criar soluções inovadoras que atendam às necessidades de seus clientes e se distanciar da concorrência.
Deseja saber mais sobre os pilares do design thinking? Não deixe de ler nossos outros artigos sobre tudo que pode ajudar você para em resolução de problemas e ser um profissional nato!