Os 3 pilares do design thinking e como usá-los

De acordo com a IDEO, maior referência global em design thinking, os 3 pilares desse processo são a inspiração, ideação e implementação.
Tabela de conteúdo

“Se o problema afeta você. Você deve resolvê-lo. Reclamar não é produtivo.”
– Vineet Raj Kapoor

Design Thinking é uma abordagem de resolução de problemas que tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos.

Isso não é à toa. O Airbnb por exemplo, utilizou desse método para deixar de ser uma empresa fracassada em seu ramo e virar um negócio que vale bilhões de dólares.

Com a utilização dos pilares do design thinking é possível envolver-se com o uso de métodos criativos e colaborativos para enfrentar desafios complexos, com o objetivo de gerar soluções inovadoras.

Essa abordagem pode ser considerada uma abordagem multidisciplinar, já que se baseia em uma variedade de diferentes áreas de atuação, como:

  • Marketing;
  • Engenharia;
  • Design de produtos.

Sendo assim, o design thinking tem se mostrado eficaz eatual para enfrentar problemas em todos os âmbitos empresariais, desde negócios até a área da saúde.

Além disso, uma das principais contribuições desse método é unir aquilo que é tecnologicamente viável com aquilo que é economicamente viável.

Em sua abordagem, existem três pilares do design thinking que são essenciais para o sucesso:

  • inspiração;
  • ideação;
  • implementação.

Com esses pilares em ação, é possível achar a resposta para o desafio mais importante das empresas, a inovação.

Ficou curioso para saber como utilizar essa ferramenta transformadora e inovadora em seu ambiente de trabalho? É simples, você só precisa continuar a leitura!

Quais são os 3 pilares do design thinking?

Pilares Design Thinking

O design thinking é uma abordagem criativa e inovadora para a solução de problemas que se concentra no usuário e em suas necessidades.

Ela envolve fazer conexões entre diferentes ideias, explorar possibilidades e iterar sobre soluções potenciais. Ao fazer uso dos principais pilares do design thinking, indivíduos e equipes podem apresentar novas ideias e abordagens que são altamente adaptadas às necessidades de seus usuários ou clientes.

De acordo com a IDEO, maior referência global em design thinking, três pilares são fundamentais para manifestar a mentalidade ideal do resolvedor de problemas de forma prática, são elas:

Inspiração:

Esse primeiro pilar do design thinking é tudo sobre a coleta e exploração de ideias. Seja de outras pessoas ou do mundo ao nosso redor.

A inspiração pode tomar muitas formas, incluindo:

  • Falar com especialistas em uma determinada área para aprender sobre suas perspectivas e desafios;
  • Observar os usuários em seu ambiente natural;
  • Ficar atento sobre novas tendências ou tecnologias.

Ideação:

O segundo pilar envolve a geração de ideias criativas que podem ser relevantes para um determinado desafio ou oportunidade.

As ideias podem ser geradas através de:

  • Sessões de brainstorming;
  • Trabalhos em projetos individuais.

É importante permanecer com a mente aberta durante esta etapa a fim de maximizar o potencial de novas soluções.

Implementação:

O terceiro pilar tem tudo a ver com a transformação dessas ideias em planos de ação que podem ser colocados em prática no mundo real

Isso pode envolver:

  • Refinar e prototipar ideias;
  • Obter feedback dos usuários ou outras partes interessadas importantes;
  • Trabalhar com equipes para ajudá-los a superar desafios.

Ao alavancar o poder do design thinking, indivíduos e organizações podem desenvolver soluções inovadoras que impulsionam mudanças significativas.

Como é o caso de estudo da HBR, na qual foca no Golden Gate Regional Center (GGRC), uma organização que tem o propósito de disponibilizar serviços e apoio financeiro a pessoas com deficiências de desenvolvimento na área da baía de São Francisco.

Em 2013, o GGRC junto com a Stanford d.school estudaram e implementaram os pilares do design thinking. Sendo assim, eles conseguiram entender melhor questões sobre os procedimentos de avaliação e aplicação, levando a vários protótipos a serem lançados e testados para melhorar processos e procedimentos para todos.

Aplicando os pilares do design thinking em seu trabalho

Aplicando os Pilares Design Thinking

O design thinking explora a relação direta dos seus usuários ou clientes para entender melhor suas necessidades.

Por isso, é necessário aplicar ideias criativas para lidar com essas necessidades e trabalhar com sua equipe para transformar essas ideias em planos acionáveis para o sucesso.

Seja em negócios, saúde, educação ou outro campo, usar o design thinking é uma ferramenta poderosa para impulsionar a inovação e alcançar o sucesso.

Com a abordagem e a mentalidade certa, você pode enfrentar até mesmo os desafios mais complexos com criatividade.

Você pode aplicar os pilares do Design Thinking das seguintes maneiras:

Aplicando a inspiração:

Para aplicar inspiração em seu trabalho, comece por se envolver com seus usuários ou clientes para aprender sobre suas necessidades e desafios.

Considere:

  • Conversar com especialistas em sua área;
  • Observar os usuários em seus ambientes naturais para obter uma compreensão mais profunda das questões que você está tentando resolver.

Aplicando a ideação:

Um componente chave do pensamento em design é a ideação, ou a geração de ideias novas e inovadoras para abordar desafios ou oportunidades específicas.

Isso pode envolver a realização de:

  • Pesquisas sobre seus usuários e suas necessidades;
  • Brainstorming de soluções potenciais com sua equipe;
  • Prototipagem e refinamento de suas ideias para criar soluções efetivas.

Qualquer que seja o método escolhido, é importante permanecer aberto e flexível durante o processo de idealização, a fim de maximizar sua criatividade e gerar uma ampla gama de soluções potenciais.

Ao abraçar a ideação e abordar seu trabalho com criatividade e curiosidade, você pode destravar o poder do design thinking para desenvolver ideias inovadoras que impulsionam mudanças reais em sua organização.

Aplicando a implementação

Outro aspecto chave do pensamento em design é a implementação de suas ideias de maneiras que são adaptadas às necessidades de seus usuários.

Isso pode envolver :

  • Trabalhar com equipes ou partes interessadas para superar quaisquer desafios;
  • Testar e refinar protótipos;
  • Incorporar feedback em iterações futuras de suas soluções.

Através de um planejamento cuidadoso, monitoramento e colaboração, você pode usar o design thinking para implementar com sucesso novas ideias e alcançar resultados positivos em qualquer ambiente de trabalho.

Exemplo de sucesso com os pilares do design thinking

Agora que você conhece os pilares do design thinking, seu funcionamento e como aplicar esse método transformador, chegou a hora de você conhecer exemplos de sucesso com o design thinking no mundo real.

1. Google

Uma organização que tem experimentado grande sucesso usando os pilares do design thinking é o Google.

Com foco nas necessidades e percepções dos usuários, criatividade e implementação cuidadosa, o Google tem sido capaz de desenvolver soluções inovadoras que atendam às necessidades de seus usuários e alcançar crescimento e sucesso contínuos.

Alguns exemplos incluem o Gmail, que usa a inteligência artificial para filtrar e-mails de spam e priorizar mensagens importantes; o Google Maps, com suas atualizações de tráfego em tempo real e interface intuitiva; e o YouTube, com sua capacidade de fornecer recomendações personalizadas baseadas no histórico de visualização.

Ao aplicar os princípios do design thinking em seu trabalho, o Google tornou-se uma das empresas de tecnologia de maior sucesso no mundo de hoje.

E como as organizações continuam a reconhecer o poder desta abordagem, podemos esperar para ver inovações ainda mais excitantes nos próximos anos.

2. Apple

Outra empresa que tem alcançado grande sucesso com os pilares do pensamento do design é a Apple.

Com foco em ouvir o feedback dos usuários e entender suas necessidades, a Apple desenvolveu soluções criativas que revolucionaram várias indústrias.

Alguns exemplos incluem o lançamento do iPhone original em 2007, que introduziu muitos recursos novos para os usuários móveis, incluindo navegação por tela sensível ao toque, integração de aplicativos e conectividade sem fio; e a criação do iPad, que trouxe poderosos recursos de computação para um fator de forma portátil.

Ao abraçar a ideação e a implementação, a Apple tem continuamente ampliado os limites do que é possível na tecnologia.

3. IDEO University

A IDEOU, é uma empresa que tem aplicado com sucesso os princípios e pilares do design thinking. Sendo reconhecida mundialmente por praticar e aplicar essa abordagem para resolver problemas pequenos e grandes.

O design thinking é uma abordagem centrada no ser humano para a inovação que se baseia no kit de ferramentas do designer para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso do negócio.
— Tim Brown, ex-CEO da IDEO

Com foco na empatia e colaboração, a IDEO desenvolveu soluções criativas para empresas em uma variedade de indústrias.

Alguns exemplos incluem:

  • Desenvolvimento de uma nova experiência de compras online para o Walmart;
  • Parceria com hotéis, bancos de alimentos, fundações e empreendedores para combater o desperdício de alimentos;
  • Uma abordagem holística e centrada no ser humano para gerenciar os cuidados com o diabetes;
  • Projeção de um sistema escolar do zero e escalar uma rede inteira de escolas para a crescente classe média peruana.

Ao adotar a inspiração, idealização e a implementação em seu trabalho, a IDEO tem sido capaz de conduzir mudanças reais e entregar resultados para incontáveis organizações ao redor do mundo.

E como o campo do design thinking cresce e evolui, nós podemos esperar que a IDEO permaneça na vanguarda desta mudança.

Portanto, se você está procurando uma maneira de alcançar resultados positivos em seu ambiente de trabalho, considere abraçar os princípios do design thinking e usá-los para impulsionar um progresso real para sua organização.

Lembre-se, não importa o cenário. O design thinking é uma abordagem que sempre vai poder ser utilizada para a resolução de problemas.


Para ser bem sucedido no mercado atual, é importante pensar como um designer. Os três pilares do pensamento em design podem ajudar você a fazer exatamente isso.

Ao entender como utilizar estes princípios, você pode criar soluções inovadoras que atendam às necessidades de seus clientes e se distanciar da concorrência.

Deseja saber mais sobre os pilares do design thinking? Não deixe de ler nossos outros artigos sobre tudo que pode ajudar você para em resolução de problemas e ser um profissional nato!

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Artigo por

Lucas Teles
Lucas é o Head de Inovação da CRIARH. Mas mais importante, ele é o maior apaixonado pela empresa.

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