Duplo diamante: 4 passos para resolver qualquer problema

Tabela de conteúdo

“Design é a capacidade de resolver problemas, e mais do que isso, gerar encantamento”

– Mario Fioretti

Por mais que às vezes as pessoas associem design à função de alguém que possui habilidades de desenhar, desenvolver sites ou estampas de roupa, na prática não é nada disso.

Design é sobre resolver problemas e se apropriar dessa mentalidade. Moldando a essa forma de agir é possível adquirir:

  • Resultados financeiros;
  • Incentivo a inovação;
  • Soluções para problemas complexos. 

Mas por que você precisa saber disso?

É simples.

O Design tem relação com o método de Design Thinking, que nada mais é do que uma ferramenta essencial que ajuda você a lidar com as adversidades e crises, principalmente no mundo corporativo.

A premissa básica do Design Thinking é focar primeiro na solução de problemas e depois pensar em como você fará isso.

Design Thinking

Porém, dentro do próprio do design thinking, existe o modelo duplo diamante.

Através desse modelo é possível tornar concreto algo abstrato, através de uma estrutura e um processo claro e conciso.

Nesse artigo, discutiremos sobre o que é o modelo de duplo diamante e por quais motivos é importante a adoção desse método na sua vida.

Também daremos as etapas que você pode seguir para começar a usar o duplo diamante imediatamente em sua organização. De maneira prática.

Afinal, através desse método qualquer pessoa consegue colher frutos, independentemente do seu nível organizacional ou do cargo que assume na empresa.

O que é o processo do duplo diamante?

O processo de diamante duplo é um modelo de solução de problemas que pode ajudá-lo a pensar sobre um problema de maneira mais estruturada.

Modelo esse que permite o usuário:

  • Evitar armadilhas no caminho da resolução de um problema;
  • Tirar conclusões precipitadas;
  • Escolher a melhor abordagem para determinado cenário.

Inicialmente, o modelo duplo diamante foi desenvolvido pelo conselho de Design do Reino Unido, com o objetivo de ser utilizado apenas por designers gráficos.

Porém, por ser aliado com a estrutura da inovação, o processo duplo diamante possui etapas e métodos que designers e não designers podem se apropriar.

Sendo assim, esse modelo permite fomentar métodos para criar uma cultura e um ambiente onde existam mudanças positivas, significativas e duradouras.

O Modelo duplo diamante surgiu do pensamento sistêmico, que é uma estrutura de análise usada para entender problemas e soluções complexas, particularmente no campo do desenvolvimento organizacional.

Etapas na prática do duplo diamante

O processo de diamante duplo consiste na utilização de quatro etapas:

  1. Identificar o problema;
  2. Analisar o sistema;
  3. Entender a dinâmica (o que impulsiona a mudança?);
  4. Desenvolver alternativas.

Qual a importância desse processo?

O diamante duplo é um modelo de gestão estratégica usado para descrever o relacionamento entre uma empresa e seus clientes.

Esse modelo, assim como o modelo Kanban e o Círculo de controle de qualidade, são considerados tecnologia sociais.

As principais funções dessas tecnologias sociais são de liberar a plenitude das pessoas, ou seja, estimular energias criativas e, assim, ajudar as pessoas a conquistarem seu compromisso e melhorar radicalmente os processos envolvidos.

Mas, além disso, através do duplo diamante é possível contornar:

  • Os preconceitos humanos (por exemplo, o enraizamento no status quo);
  • Os apegos as normas comportamentais preestabelecidas (“É assim que fazemos as coisas aqui”);
  • Bloqueios do exercício da imaginação.

Além disso, o duplo diamante permite que você obtenha algumas vantagens competitivas:

Foco no cliente

Uma empresa deve ser focada no cliente para ter sucesso.

Deve saber quem são seus clientes e o que eles precisam da empresa. Também deve saber como atrair novos clientes e manter os existentes satisfeitos.

Através da execução do duplo diamante, é possível ter como foco as necessidades dos clientes.

Liderança de produto

Uma empresa precisa oferecer um produto ou serviço melhor do que o de seus concorrentes.

Ela precisa liderar seu setor desenvolvendo produtos com menos defeitos, maior qualidade, preços mais baixos ou alguma outra vantagem sobre o que já está disponível no mercado.

Isso significa investir fortemente em pesquisa e desenvolvimento, atributos que são alcançáveis com o duplo diamante.

Inovação

Uma das principais características do processo do duplo diamante é a inovação.

Afinal, uma empresa precisa inovar constantemente se quiser se manter à frente de seus concorrentes.

Isso significa desenvolver novos produtos ou serviços para clientes existentes, melhorar produtos ou serviços existentes ou criar produtos totalmente novos que possam abrir novos mercados para os produtos e serviços da empresa.

Como funciona o processo do duplo diamante no design thinking?

O Modelo Duplo Diamante é uma abordagem metodológica usada para solucionar problemas.

O modelo é baseado na ideia de que existem duas etapas principais no processo de solução de problemas: a compreensão do problema e a geração de soluções. Essas etapas são divididas como “diamantes”.

O diamante dos problemas:

Diamante do Problema

A primeira etapa do duplo diamante no design thinking é a do diamante dos problemas, na qual o principal objetivo é investigar o problema em si.

Isso envolve a identificação de possíveis causas e fatores relacionados ao problema.

Por isso, ela se divide em três partes:

1. Entender o problema

Etapa 1 Duplo Diamante

Nessa etapa inicial, o principal objetivo é buscar entender o problema a ser encarado.

A equipe deve compreender toda a expansão do problema. É o momento de realizar pesquisas, imersões, debates e aprofundar-se no conteúdo.

Lembre-se: não existe solução se você e sua equipe não se aprofunda dentro do problema e entende quais são os dilemas da discussão.

2. Observar:

Etapa 2 Duplo Diamante

A etapa da observação é uma continuidade do processo de entendimento.

Os profissionais, nessa etapa, estão empenhados em buscar e entrar em contato com o “destinatário” da solução, com o objetivo de comprovar que seu problema tem um real apelo social.

Podemos dizer que essa é uma fase de “teste”, então, a equipe vai à campo com o objetivo de ouvir e conversar com as pessoas para saber se seu problema está realmente alinhado com as expectativas gerais.

Se o seu problema é algo real, então a equipe pode continuar seguindo às etapas do método de Duplo Diamante do Design Thinking.

3. Definir a abordagem:

Etapa 2 Duplo Diamante

Parte em que o problema é definido. A equipe já observou e entendeu o problema. Agora há a noção do real significado da solução.

Momento em que fica claro o que precisa ser resolvido. Por isso é importante se certificar e entendê-lo bem o suficiente para projetar a melhor solução.

Diamante das soluções:

Diamante da Solução

O Diamante das Soluções são etapas essenciais para garantir que a solução seja cumprida de forma eficiente.

Ele fornece um processo claro e estruturado para gerenciar um projeto de processamento de informações de forma eficaz.

Além disso, o modelo pode ser usado para acompanhar o progresso do projeto, bem como para identificar e resolver eventuais problemas.

Por isso, o diamante das soluções também se divide em três partes:

1. Idear

Etapa 4 Duplo Diamante

Essa é a fase de gerar ideias!

Nesta etapa, a equipe já tem bem definido qual é o problema e está a caminho de encontrar uma solução.

Compreendendo de forma total quais são os desafios, agora é hora de apresentar pontos de vistas e ideias para a solução do problema.

Algumas dicas para gerar ideias:

  • Faça brainstorming com toda a equipe;
  • Anote listas de insights e ideias que possam ser úteis futuramente;
  • Desenvolva mapas mentais;
  • E o mais importante: não apresente julgamento às ideias geradas, isso pode fazer com que haja um bloqueio criativo e sua equipe não consiga avançar em busca da solução!

2. Prototipar

Etapa 5 duplo Diamante

Essa etapa se baseia, principalmente, na construção de protótipos rudimentares de ideias: pode ser maquete, aplicativos teste ou outras ideias manuais que ajudem a sua equipe a visualizar a ideia.

Afinal, os protótipos são uma das principais etapas de um design centrado no humano.

Podendo ser testadas por pessoas e em seguida refinidas as soluções com base no feedback. Mas isso já faz parte da próxima etapa do Duplo Diamante de Design Thinking!

3. Testar:

A fase de teste dentro do modelo do diamante duplo consiste em utilizar os resultados dos trabalhos de desenvolvimento para fazer a entrega dos produtos/serviços finais para os destinatário.

Nessa etapa, a equipe está procurando validar o protótipo, falar com o público-alvo e entender se aquilo os satisfizeram.

É importante escutar! Somente assim você poderá aprender com o usuário e aperfeiçoar sua ideia até que ela seja um sucesso.

Sua equipe deve encontrar uma solução que funcione bem o suficiente para as suas necessidades nesse estágio de desenvolvimento.

A última mais não menos importante etapa do Duplo Diamante do Design Thinking:

Etapa 7 Duplo Diamante

A etapa de reflexão é super importante para o processo ser validado. Nessa fase, as pessoas já deram feedback sobre o produto, os processos já foram definidos e já houve parte da validação.

Agora é a hora de fazer os consertos necessários e tirar do papel todo o trabalho, criando uma proposta de valor até que o produto/serviço esteja pronto para ser comercializado.

As etapas na prática do duplo diamante

Como você viu, o processo do duplo diamante possui etapas que precisam ser levadas em consideração para sua execução de maneira ideal.

Agora você entenderá como executar essas etapas na prática.

1. Descobrir:

Essa fase é focada em obter uma compreensão do problema, das partes interessadas e de qualquer pesquisa existente.

Durante esta fase, a equipe pesquisará o problema e desenvolverá uma compreensão detalhada do contexto, necessidades e percepções que sustentarão o processo de design.

A etapa de descoberta no modelo de diamante duplo pode ser desenvolvida conduzindo uma pesquisa completa do problema e seu contexto.

Essa pesquisa deve envolver a coleta de informações de várias fontes, como:

  • Clientes;
  • Partes interessadas;
  • Especialistas na área.

Isso pode ser feito por meio de:

  • Entrevistas;
  • Pesquisas;
  • Grupos focais;
  • Pesquisa documental.

Além disso, a pesquisa deve analisar dados relevantes para descobrir padrões, tendências e insights que podem ser usados para informar o processo de design.

Uma vez concluída a pesquisa, a equipe deve sintetizar os dados para identificar desafios e oportunidades que podem ser abordados no processo de design.

A pesquisa também deve identificar:

  • Valores;
  • Necessidades.
  • Comportamentos relevantes.

Isso ajudará a garantir que o processo de design seja adaptado às necessidades dos usuários.

2. Definir:

Esta fase é focada na definição do problema e dos objetivos.

Durante esta fase, a equipe sintetizará sua pesquisa e identificará as principais necessidades dos usuários, partes interessadas e do projeto.

Essa fase também envolve a geração de ideias e o brainstorming de possíveis soluções.

A etapa Definição no diamante duplo é uma etapa importante, pois define:

  • Propósito;
  • Escopo;
  • Contexto.

Para garantir que o projeto seja um sucesso, é importante desenvolver esta etapa e criar uma compreensão clara do problema ou oportunidade.

Você pode executar essa etapa seguindo esse passo a passo:

  1. Comece pesquisando os antecedentes do projeto. Reúna informações sobre o propósito e os objetivos do projeto, o público-alvo e as partes interessadas e os desafios que o projeto pode enfrentar;
  2. Identifique os objetivos principais do projeto, concentrando-se no resultado desejado e em como ele se relaciona com a missão e os valores da organização;
  3. Mapeie o escopo do projeto. Inclua um cronograma e orçamento, bem como quaisquer riscos ou limitações potenciais;
  4. Crie uma definição forte do problema ou oportunidade para garantir que todos os membros da equipe estejam na mesma página;
  5. Documente quaisquer suposições feitas durante a etapa de Definição e certifique-se de revisá-las com as partes interessadas;
  6. Use a definição para criar um termo de abertura do projeto que descreva as metas, escopo, cronograma, orçamento e funções e responsabilidades de cada um da equipe;
  7. Faça uma reunião inicial para revisar a definição e o termo de abertura do projeto com a equipe e definir as expectativas para o projeto.

Ao reservar um tempo para desenvolver adequadamente a etapa Definição no Modelo Diamante Duplo, você pode garantir um projeto bem-sucedido e criar uma base sólida para a equipe do projeto construir.

3. Desenvolver:

Essa fase é focada em prototipar e testar as ideias geradas na fase anterior.

A equipe desenvolverá protótipos e os testará com usuários e partes interessadas. Esta fase também envolve refinar e iterar construções do design.

A etapa de desenvolvimento no modelo de diamante duplo pode ser desenvolvida concentrando-se no processo iterativo de criação de um produto.

Isso inclui:

  • Brainstorming;
  • Prototipagem;
  • Teste;
  • Refinamento.

Siga essas dicas para o melhor aproveitamento dessa etapa:

  1. Para começar, as equipes devem traçar ideias de brainstorming e criar uma lista de todas as possíveis soluções. Isso ajuda a identificar possíveis soluções para o problema.
  2. Em seguida, as equipes devem criar protótipos e testá-los com os usuários. Isso ajuda a identificar possíveis problemas com o design e refiná-lo adequadamente.
  3. Por fim, as equipes devem refinar o design e fazer ajustes para garantir que atenda às necessidades dos usuários.

Ao seguir esse processo iterativo, as equipes podem garantir que seu produto atenda às necessidades dos usuários e esteja pronto para o lançamento.

4. Entregar

Essa fase é focada em levar o projeto ao mercado.

Durante esta fase, a equipe desenvolverá o design final e o testará em cenários do mundo real.

A equipe também criará os materiais associados e garantirá que o projeto seja devidamente documentado e comunicado.

A etapa de entrega do Modelo de Diamante Duplo envolve a entrega dos resultados da pesquisa ao cliente.

Esta etapa inclui a preparação de um relatório de pesquisa detalhado que descreva os resultados da pesquisa, bem como a identificação de possíveis ações que podem ser tomadas com base nos resultados.

Além disso, também é necessário preparar um documento que informe o cliente dos próximos passos, incluindo uma agenda de atividades.

O objetivo desta etapa é garantir que o cliente receba todas as informações de que necessita para tomar as decisões certas com base nos resultados da pesquisa.

Uma vez que a entrega seja concluída, o cliente deve ser informado dos resultados para que possa começar a implementar as ações recomendadas.

Além disso, existem outros passos mais generalistas, mas que você pode colocar em prática durante o desenvolvimento do diamante duplo:

  • Desenvolva sua visão;
  • Certifique-se de que cada ação que você toma esteja alinhada com seus valores;
  • Aja a partir de seu gênio único;
  • Realize uma análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) de si mesmo para identificar onde você pode melhorar, bem como descobrir quais são os  seus dons que podem ser usados.


Depois de entender o Duplo Diamante, seus quatro passos básicos para resolver qualquer problema, é hora de colocá-lo em prática. Se você seguir esses passos, você terá a segurança de que está abordando o problema de forma planejada e eficaz, permitindo que você chegue à solução mais rapidamente.

Ao usar o Duplo Diamante, você pode ter certeza de que qualquer problema pode ser resolvido com sucesso.

Por isso, se você quer fiar por dentro sobre métodos, dicas e conteúdos 100% aplicáveis para fomentar a inovação em sua empresa, e consequentemente colher os melhores resultados, você pode conferir nossos outros artigos em nosso blog.

Se torne um líder melhor, em minutos.

Receba semanalmente passos a passos práticos para ser um melhor líder.
Ao se inscrever você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.
curso de criatividade

Artigo por

Lucas Teles
Lucas é o Head de Inovação da CRIARH. Mas mais importante, ele é o maior apaixonado pela empresa.

Curtiu? Mande o artigo para seus amigos!

Junte-se a mais de 3.000 pessoas em nossa news

Não perca nossas últimas dicas, ferramentas e táticas para ser um melhor líder.