O feedback é uma parte importante da comunicação eficaz entre os membros de uma equipe.
É uma ótima maneira de reconhecer o bom trabalho, corrigir erros e aprimorar o desempenho.
Mas além do que isso, o feedback deve ser construtivo.
Ou seja, o feedback deve atuar como um instrumento que ajuda a criar um ambiente de trabalho positivo e motivador.
Nesse artigo, discutiremos as principais diretrizes para dar um feedback eficaz e como isso pode beneficiar a sua equipe.
Como construir um bom feedback?
Construir um feedback construtivo é fundamental para o desenvolvimento de habilidades e para a motivação de seus colaboradores.
Ao dar feedback, é importante que você seja:
- Honesto;
- Objetivo;
- Claro.
É importante lembrar que o feedback é sobre o comportamento, não sobre a pessoa. Para construir um bom feedback, é importante que você:
1. Seja específico:
Ser específico é uma das características mais importantes em um bom feedback.
Por isso, você precisa ser claro ao descrever o comportamento que você gostaria de ver mudar ou sobre qualquer que seja a sua observação.
Para isso:
- Forneça dados concretos e exemplos para apoiar sua opinião;
- Evite vagar em detalhes desnecessários;
- Explique seu ponto de vista de forma que seja fácil de entender;
- Fale sobre o que você gostou e como as coisas poderiam ser melhoradas.
2. Seja direto:
Seja direto ao dar feedback. Evite sarcasmo, julgamentos ou generalizações.
Para isso:
- Prepare-se para conversa e reúna os pensamentos, ideias e esteja ambientado com o contexto;
- Seja honesto e use uma linguagem clara ao dar feedback;
- Entenda o contexto de como o feedback pode ser recebido.
3. Seja construtivo:
Ofereça sugestões para ajudar a melhorar o comportamento. Visando sempre o objetivo de passar críticas construtivas.
Para isso:
- Não apenas destaque os erros, mas também destaque as qualidades da pessoa e as coisas que ela fez bem;
- Seja honesto ao dar feedback, mas também seja gentil ofereça sugestões de como melhorar;
- Ao dar feedback, mantenha um tom positivo.
4. Seja assertivo:
Seja assertivo ao dar feedback. Seja claro e objetivo ao descrever o que você gostaria de ver mudar.
Para isso:
- Seja claro em suas palavras e não deixe que o outro interprete o feedback de forma diferente da que você queria;
- Concentre-se em um problema ou comportamento específico que você gostaria que mudasse;
- Faça perguntas para obter mais informações e para ajudar o outro a entender melhor o que você está tentando dizer;
- Mantenha um tom calmo e profissional.
5. Seja consistente:
Consistência para avaliar as performances é essencial, certifique-se de que os feedbacks sejam dados a todos os funcionários de modo equitativo.
Para isso:
- Estabeleça uma estrutura de feedback para fornecer feedback consistente;
- Seja honesto e transparente ao fornecer feedback;
- Seja específico ao fornecer feedback. Evite usar linguagem vaga ou generalizada;
- Forneça feedback o quanto antes para que as pessoas possam melhorar ou corrigir o problema.
6. Seja aberto:
Seja aberto ao receber feedback e às ideias de seus colaboradores.
Para isso:
- Lembre-se que é importante que o feedback seja dado em um momento e local apropriado;
- Leia, faça anotações, pesquise e prepare-se para a discussão;
- Sempre use exemplos, fatos e evidências para validar suas opiniões;
- Enfatize o lado positivo dos outros e incentive o desenvolvimento.
7. Seja positivo:
Enfatize o que foi feito corretamente e o que pode ser melhorado e busque enaltecer as coisas positivas.
Para isso:
- Seja específico sobre o que você gostou;
- Faça recomendações específicas para melhorar o desempenho;
- Aproveite a oportunidade para elogiar o esforço e o empenho do funcionário;
- Seja claro e direto.
8. Seja respeitoso:
Seja respeitoso ao dar feedback. Use um tom calmo e profissional.
Para isso:
- Evite generalizações e forneça exemplos para explicar melhor sua opinião;
- Seja honesto e não tenha medo de expressar sua opinião, desde que seja de forma respeitosa;
- Peça feedback sobre suas próprias observações e ouça o que a outra pessoa tem a dizer.
6 Tipos de feedback
Você sabia que cerca de 20% dos trabalhadores brasileiros sentem que não recebem feedback suficiente?
Para mudar essa realidade, você deve executar essa ferramenta importantíssima.
Escolha um dos 6 tipos de feedback abaixo e pratique um bom feedback construtivo:
1. Feedback SBI
O feedback SBI (Situation Behavior Impact) é uma técnica de feedback que tem como objetivo fornecer feedback construtivo e útil para melhorar o desempenho e a comunicação entre os membros de uma equipe.
A técnica se divide em três partes: situação, comportamento e impacto.
Na primeira parte da técnica, o feedback SBI começa com a descrição da situação.
Esta parte visa fornecer o contexto necessário para compreender o comportamento e o impacto.
É importante ser claro sobre a data, o local e as pessoas envolvidas na situação.
Na segunda parte da técnica, o feedback SBI descreve o comportamento específico que aconteceu durante a situação.
É importante ser claro e objetivo ao descrever o comportamento sem usar julgamentos ou generalizações.
Na última parte da técnica, o feedback SBI explica o impacto que o comportamento teve na situação.
Esta parte é essencial para que a pessoa possa compreender como o comportamento influenciou a situação.
É importante enfatizar a importância dos resultados positivos ou negativos que o comportamento teve.
O feedback SBI é uma técnica de feedback poderosa que pode ajudar a melhorar o desempenho e a comunicação entre os membros de uma equipe.
Ao fornecer feedback com base na situação, comportamento e impacto, é possível fornecer feedback construtivo que seja útil para melhorar a performance.
2. Modelo de feedback McKinsey
O McKinsey Feedback Model é um modelo de feedback desenvolvido pela renomada consultoria McKinsey & Company.
Esse modelo foi criado para ajudar os líderes a fornecerem feedback construtivo: claro, preciso e eficaz.
O modelo se baseia na abordagem de feedback de três partes que inclui a descrição, a explicação e a solução.
Primeiro, o líder descreve o comportamento específico ou resultado, que pode ser positivo ou negativo.
Por exemplo, o líder pode dizer: “Você entregou o projeto antes da data prevista”. Isso permite que o receptor entenda o que foi realizado e o que precisa ser melhorado.
Em seguida, o líder explica o motivo pelo qual o comportamento ou resultado foi bom ou ruim.
Por exemplo, o líder pode explicar que a entrega do projeto antes da data prevista foi benéfica porque permitiu que a equipe entregasse o projeto de forma eficiente e dentro do cronograma.
Finalmente, o líder deve fornecer uma solução.
Por exemplo, o líder pode sugerir que a equipe use um software de gerenciamento de projetos para ajudar a gerenciar a entrega de projetos de forma mais eficaz.
Ao usar esse modelo, os líderes podem ajudar os seus colaboradores a entender melhor o que foi realizado e o que precisa ser melhorado, bem como fornecer soluções para melhorar o desempenho.
3. SAID
O SAID Feedback Model (strengths (S), action (A), impact (I), and development (D)) é uma abordagem de feedback útil para fornecer feedback a um indivíduo ou equipe.
Esse modelo é composto por quatro elementos principais: forças (S), ações (A), impacto (I) e desenvolvimento (D).
Forças (S) é o primeiro elemento do modelo SAID.
Esta etapa é projetada para ajudar o receptor a reconhecer as coisas que estão funcionando bem.
O objetivo é enfatizar os pontos fortes do receptor, reforçando o seu sentimento de autoconfiança.
Ações (A) é o segundo elemento do modelo SAID.
Esta etapa é projetada para ajudar o receptor a obter uma melhor compreensão de suas ações.
O foco aqui é ajudar o receptor a identificar e compreender o que ele ou ela fez de forma a compreender melhor como suas ações afetaram os resultados.
Impacto (I) é o terceiro elemento do modelo SAID.
Esta etapa é projetada para ajudar o receptor a entender a conexão entre suas ações e os resultados.
O foco é ajudar o receptor a perceber como suas ações tiveram um impacto positivo ou negativo no resultado final.
Desenvolvimento (D) é o último elemento do modelo SAID.
Esta etapa é projetada para ajudar o receptor a desenvolver habilidades e competências para aprimorar seu desempenho futuro.
O objetivo é ajudar o receptor a desenvolver novas habilidades, técnicas e conhecimentos, bem como ajudá-lo a usar melhor suas habilidades existentes.
4. Método Stanford
O Método Stanford de Feedback é um processo de feedback que consiste em três etapas.
Estas etapas incluem:
1. Abertura:
A pessoa que fornece o feedback deve começar por oferecer uma visão geral da interação.
Isso pode incluir:
- Analisar o contexto;
- Estipular o objetivo;
- Identificar desafios e oportunidades.
2. Exploração:
Nesta etapa, a pessoa que fornece o feedback deve abordar o comportamento específico e seus resultados.
A abordagem aqui é colaborativa, onde a pessoa que recebe o feedback deve ser envolvida e compreendida.
3. Encerramento:
A pessoa que fornece o feedback deve encerrar a sessão de feedback propondo uma ação para melhorar o desempenho futuro.
O Método Stanford de Feedback é uma abordagem centrada na pessoa que procura criar um ambiente na qual prioriza a segurança psicológica..
É importante que o processo seja compreendido, equilibrado e objetivo.
5. SKS – “Stop”, “Keep”, and “Start”.
O feedback SKS é um processo de feedback que usa três palavras para descrever o que o receptor do feedback deve fazer:
- Parar;
- Continuar;
- Fazer.
O feedback SKS é um método útil para oferecer feedback construtivo, pois fornece orientação específica ao receptor do feedback.
Parar
A primeira palavra que o feedback SKS usa é “parar”.
A palavra “parar” significa que o receptor do feedback deve parar de usar certas práticas ou comportamentos.
Por exemplo, se o receptor do feedback estiver usando linguagem ofensiva, o feedback SKS poderia sugerir que ele “pare” de usar tal linguagem.
Continuar
A segunda palavra usada no feedback SKS é “continuar”.
A palavra “continuar” significa que o receptor do feedback deve continuar a usar certas práticas ou comportamentos.
Por exemplo, se o receptor do feedback estiver usando técnicas eficazes de comunicação, o feedback SKS poderia sugerir que ele “mantenha” o uso dessas técnicas.
Fazer
A terceira palavra usada no feedback SKS é “fazer”.
A palavra “fazer” significa que o receptor do feedback deve começar a usar certas práticas ou comportamentos.
Por exemplo, se o receptor do feedback não estiver usando técnicas de resolução de problemas, o feedback SKS poderia sugerir que ele comece a usar tais técnicas.
6. STAR
O feedback STAR é uma técnica de comunicação que ajuda as pessoas a fornecerem feedback construtivo em uma situação específica.
A técnica é composta por quatro passos:
Situação:
O primeiro passo é descrever a situação específica, incluindo os detalhes relevantes.
Tarefa:
O segundo passo é descrever a tarefa ou objetivo que foi estabelecido para a situação.
Ação:
O terceiro passo é descrever as ações que foram tomadas para alcançar o objetivo.
Resultado:
O último passo é descrever os resultados das ações tomadas.
Esta etapa pode conter uma avaliação ou julgamento, pois é onde o feedback é fornecido.
O feedback STAR é uma técnica útil para fornecer feedback construtivo de maneira clara e direta. Ajuda a garantir que o feedback seja dado de maneira objetiva e clara, sem julgamentos ou avaliações desnecessárias.
Quais são as etapas para a construção do feedback?
Existem etapas necessárias para a construção de um feedback construtivo. Confira:
1. Identificar o problema:
A primeira etapa na construção de um feedback construtivo de qualidade é identificar o problema que precisa ser abordado.
É importante que o problema seja identificado de maneira clara e precisa para que possa ser abordado de forma eficaz com as pessoas apropriadas.
2. Estabelecer metas:
A segunda etapa é estabelecer metas para o feedback. Estas metas devem ser específicas e claras, a fim de guiar todo o processo de feedback.
3. Reunir dados:
A terceira etapa é reunir informações relevantes para o feedback.
Estas informações podem incluir o conjunto de dados coletados por meio de entrevistas, pesquisas ou outros meios.
4. Analisar os dados:
A quarta etapa é analisar os dados coletados. Esta análise deve considerar todas as variáveis que possam impactar o feedback, como o contexto, o ambiente e as expectativas.
5. Estabelecer estratégias:
A quinta etapa é estabelecer estratégias para o feedback. Estas estratégias devem ser baseadas nas metas e nos dados coletados.
Elas devem ser bem definidas para garantir que o feedback seja eficaz.
6. Implementar o feedback:
A sexta etapa é implementar o feedback. Esta implementação deve garantir que as estratégias sejam aplicadas corretamente e que todos os envolvidos entendam e aceitem as mudanças.
7. Monitorar os resultados:
A sétima etapa é monitorar os resultados. É importante acompanhar os resultados para determinar se o feedback está sendo eficaz e se está atingindo as metas estabelecidas.
Se necessário, as estratégias podem ser ajustadas para garantir que os resultados sejam positivos.
4 dicas essenciais de como dar feedback
O feedback construtivo quando implementado de maneira correta em um ambiente de trabalho, consegue proporcionar vantagens únicas.
Como fomentar a inovação e a criatividade, por exemplo.
Por isso, confira dicas essenciais para você extrair ao máximo o potencial dessa ferramenta poderosa:
1. Não seja generalista:
Dê feedback sobre as ações específicas e resultados específicos da pessoa, não aborde tudo de maneira superficial e generalista.
Por isso, esteja preparado para identificar o que a pessoa fez bem e o que precisa melhorar.
2. Seja oportuno:
Dê o feedback o mais rápido possível, pois assim a pessoa tem mais chances de entender e aplicar as mudanças.
Se você deixar para passar o feedback no momento em que a situação específica estiver tomado proporções caóticas, não vai adiantar de nada.
3. Seja positivo:
Procure destacar os pontos fortes e as conquistas da pessoa, incentivando-a para que possa continuar melhorando.
Lembre-se: um bom feedback não é aquele que aponta somente os pontos negativos.
4. Seja claro:
Explique exatamente o que você espera da pessoa e forneça exemplos e conselhos para que ela saiba o que fazer para atingir o objetivo.
O feedback construtivo é uma forma importante de melhorar o desempenho de um indivíduo e de um negócio.
Ele oferece aos indivíduos e empresas a oportunidade de identificar e eliminar quaisquer problemas, além de permitir que ocorram melhorias contínuas em seus processos e resultados.
Pode-se concluir que o feedback construtivo é uma ferramenta necessária para o sucesso do indivíduo e da organização.
Se você quer saber mais sobre elementos fundamentais para o sucesso de uma nação, confira nossos outros artigos em nosso site.
Até a próxima!
Como dar feedback construtivo?
Existem etapas necessárias para a construção de um feedback construtivo. Como por exemplo: Identificar o problema, estabelecer metas, reunir dados, analisar os dados, estabelecer estratégias, implementar o feedback e monitorar os resultados.
Quais são os 6 tipos de feedback?
1. Feedback SBI;
2. Modelo de feedback McKinsey;
3. SAID;
4. Método Stanford;
5. SKS – “Stop”, “Keep”, and “Start”;
6. STAR.
Como responder um feedback construtivo?
1. Não seja generalista;
2. Seja oportuno;
3. Seja positivo;
4. Seja claro;