Um fundo preto com um relógio em primeiro plano.

Junte-se a mais de 3.000 pessoas

Não perca nossas últimas dicas, ferramentas e táticas para ser um melhor líder.

O que é a imaginação criativa e como melhorar?

A imaginação criativa apoia a criatividade e ajuda pessoas a criarem soluções para qualquer problema.

“Criatividade é ver o que os outros veem e pensar o que ninguém jamais pensou.”
– Albert Einstein

Imaginação e criatividade são termos utilizados com frequência por todo mundo. Mas você já parou para pensar ao que exatamente essas palavras fazem referência?

Imaginação tem relação direta com criar imagens mentais e usá-las em nossas vidas. Já a criatividade é a capacidade de usar essas imagens e soluções de maneiras novas e eficazes com o objetivo de resolver problemas.

É por isso que a imaginação criativa é tratada como a fonte da criatividade, pois sem ela seríamos incapazes de criar algo novo ou inovador.

Com essa habilidade em prática, é possível obter resultados valiosos em muitos cenários distintos. Por exemplo:

  • Solução de problemas;
  • Pensamento criativo;
  • Expressões artísticas.

Porém, para colocar em prática sua imaginação criativa e melhorá-la, existem várias estratégias que te ajudam nesse processo:

  • Focar nos seus pontos fortes existentes;
  • Explorar novas ideias e perspectivas;
  • Desafiar-se criativamente.

É por isso que liberando todo o seu potencial criativo é possível obter ideias frequentes, confiança para agir, foco, lucro e eficiência.

Se você quer saber mais como aplicar a imaginação criativa no seu dia a dia e alcançar melhores resultados, a única coisa que você precisa fazer é continuar a leitura desse artigo!

O que é a imaginação criativa?

O que é imaginação criativa

Imaginação criativa é a capacidade de apresentar ideias criativas e inovadoras que podem impactar positivamente sua vida e/ou seu ambiente de trabalho.

Se você é um profissional criativo, um pensador criativo ou simplesmente alguém que gosta de se expressar, a imaginação criativa pode ajudá-lo a prosperar e alcançar seus objetivos.

Afinal, com a imaginação criativa é possível resolver problemas, pensar de novas maneiras e até mesmo criar obras de arte!

Em sua essência, essa habilidade envolve o uso de nossa imaginação para gerar novas soluções e novas formas de pensar.

Isso nos permite pensar criativamente, ver as coisas de uma perspectiva diferente e experimentar novas possibilidades.

Um ótimo exemplo de experimentação é o exemplo abordado pela HBR, sobre como a unidade Bing da Microsoft que, mensalmente, fez dezenas de melhorias que coletivamente aumentaram a receita por pesquisa em 10% a 25% ao ano.

Qual a importância da imaginação criativa?

Segundo uma pesquisa elaborada pela McKinsey, uma consultoria empresarial americana, ficou comprovado que o trabalho que requer um alto grau de imaginação, análise criativa e pensamento estratégico é mais difícil de automatizar.

Ou seja, de serem substituídos por robôs.

“As atividades mais difíceis de automatizar com as tecnologias atualmente disponíveis são aquelas que envolvem o gerenciamento e o desenvolvimento de pessoas (9% de potencial de automação) ou que aplicam experiência em tomada de decisão, planejamento ou trabalho criativo (18%).”

Isso comprova que os computadores são ótimos em otimizar, mas não são tão bons na definição de metas. E principalmente com o bom senso e com a capacidade criativa que só o humano tem como desenvolver.

É por isso que, em um nível fundamental, a imaginação criativa é uma das habilidades mais importantes que qualquer um pode ter.

A imaginação criativa é uma ferramenta poderosa que pode beneficiar as empresas de muitas maneiras.

Ao cultivar o pensamento criativo e ideias inovadoras, os funcionários são mais capazes de:

  • Resolver problemas complexos;
  • Explorar novas possibilidades;
  • Impulsionar a inovação.

Isso pode ajudar as organizações a se manterem competitivas e terem sucesso no atual cenário empresarial de ritmo acelerado.

Além disso, a imaginação criativa tem o potencial de melhorar o engajamento e a satisfação dos funcionários, levando ao aumento da produtividade, cooperação e colaboração.

De modo geral, ter imaginação criativa no local de trabalho pode ajudar as empresas a prosperar de várias maneiras ao “pensar fora da caixa”.

No entanto, isto não significa que todos nascem com imaginação criativa “perfeita”. Como qualquer outra habilidade, é preciso tempo e esforço para desenvolver todo o seu potencial.

Com as ferramentas e a mentalidade certas, você pode destravar seu próprio poder criativo e alcançar grandes coisas na vida.

Como utilizar a imaginação criativa para ter melhores ideias

Imaginação Criativa Como Utilizar

Uma das principais características da imaginação criativa é a possibilidade de obter as melhores ideias. Por isso, existem técnicas que você maximizá-la:

1. Concentre-se nos seus pontos fortes existentes.

Ao identificar e construir os pontos fortes criativos existentes, você pode impulsionar sua imaginação criativa e desenvolver novas ideias.

2. Explore novas ideias e perspectivas.

Expor-se a diferentes formas de pensar e estilos criativos pode ajudá-lo a ter ideias únicas que, de outra forma, nunca teriam ocorrido com você.

3. Desafie-se de forma criativa.

Seja fazendo um curso online de escrita criativa ou participando de um workshop criativo de resolução de problemas.

Busque ativamente oportunidades para se envolver com o processo criativo pode ajudar a melhorar sua imaginação criativa ao longo do tempo.

4. Tome tempo para relaxar e recarregar suas energias.

Seu fluxo de criatividade está intimamente ligado ao seu estado de espírito, portanto, reservar tempo para atividades de autocuidado, como meditação ou yoga, pode ajudar você permanece em uma mentalidade mais criativa e focada.

5. Conecte-se com outras pessoas e busque feedback

Compartilhar suas ideias criativas com outras pessoas pode ajudar a alimentar sua imaginação criativa, criando novas conexões e possibilidades.

Da mesma forma, buscar o feedback de amigos e colegas pode fornecer informações valiosas para refinar suas ideias e melhorar seu processo criativo.

Inclusive, esse é um fator essencial para ser um líder inovador.

6. Abrace os erros e falhas

Os indivíduos criativos muitas vezes veem o fracasso como uma parte essencial do processo criativo, ao invés de simplesmente um resultado negativo a ser evitado a todo custo.

Ao aprender a abraçar os erros e vê-los como uma oportunidade de crescimento, você pode continuamente empurrar os limites do que é possível e alcançar um sucesso criativo ainda maior ao longo do caminho.

7. Pratique, pratique, pratique

Em ordem para cultivar a imaginação criativa, é importante ter tempo para a prática e a experimentação.

Seja desenhando ideias criativas ou escrevendo histórias criativas, quanto mais esforço você colocar em atividades criativas, melhores serão suas habilidades criativas com o tempo.

8. Fique curioso e faça perguntas

Pessoas criativas são frequentemente vistas como constantemente curiosas e cheias de maravilhas sobre o mundo ao seu redor.

Ao fomentar um espírito de curiosidade em sua própria vida, você pode ajudar a alimentar sua imaginação criativa e se manter aberto a novas possibilidades em todos os momentos.

9. Abrace a inspiração onde quer que você a encontre

Seja um programa de TV favorito ou uma galeria de arte local, cultivar uma apreciação pelas artes e outras atividades criativas pode fornecer infinitas fontes de inspiração que você pode recorrer à sua imaginação criativa.

10. Acredite em si mesmo e em suas habilidades criativas

A fim de desbloquear todo o potencial de sua imaginação criativa, você também deve acreditar em si mesmo e em suas ideias criativas.

Com uma mentalidade positiva e a crença em suas habilidades criativas, você pode alcançar grandes coisas e prosperar em qualquer campo ou situação.

Imaginação imaginativa: a “atualização” da imaginação criativa

Nos tempos atuais, o termo “imaginação criativa” tem sido substituído pela “imaginação imaginativa”.

O novo entendimento é que a imaginação pode ser dividida em duas funções principais – imaginária e imaginativa.

A imaginação imaginativa seria o equivalente à imaginação criativa. Já a imaginação imaginária é a junção do seu repertório de conhecimento específico com suas inspirações, o que dá apoio para você ter ideias diferentes para ser original.

Assim, unimos a imaginação imaginária e a imaginação imaginativa para juntas, darem apoio à criatividade.

Se você quer cultivar sua imaginação criativa (ou imaginativa), é importante ser intencional em reservar tempo para a sua criatividade.

Seja criar espaço para seus projetos criativos ou até mesmo fazer caminhadas para oxigenar o seu cérebro. Isso o ajudará a explorar todo o potencial de sua imaginação.

Além disso, a colaboração com outros também pode fornecer inspiração única e alimentar novas conexões e possibilidades.

Em última análise, desenvolver um forte senso de crença em suas próprias habilidades é fundamental para revelar seu verdadeiro potencial como um pensador criativo. Quando você acredita em si mesmo e em suas ideias, você pode enfrentar qualquer desafio com confiança e criatividade.


Imaginação, criatividade e toda competência para estimular o que existe dentro de você são formas essenciais para tornar você um profissional nato.

É por isso que a imaginação criativa é uma ferramenta poderosa para resolver problemas e gerar novas ideias.

Ao compreender os diferentes aspectos da imaginação criativa, você pode aprender como melhorar sua própria criatividade. E a aplicação da imaginação criativa pode ajudar a levar suas ideias para o próximo nível.

Perguntas Frequentes

1. Como desenvolver a imaginação criativa?

Tentando conectar diferentes ideias em uma só, usar experiências passadas para ressignificar novas experiências e criar algo novo. Estimulando a sua criança interior e o pensamento criativo.

3. Qual o papel da imaginação para a criatividade?

A imaginação é fundamental para a criatividade. Ela apoia o pensamento criativo ao usar experiências passadas para pensar em novas coisas. Assim, ela age, de certa forma, como a fonte da criatividade.

2. Qual a diferença entre imaginação e criatividade?

Imaginação é projetar algo na mente, criatividade é um processo de criar ideias originais e de valor. A criatividade se manifesta na realidade através da resolução de problemas, a imaginação apoia a criatividade nesse processo.

Se torne um líder melhor, em minutos

Receba semanalmente passos a passos práticos para ser um melhor líder.
Ao se inscrever você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.
curso de criatividade

Artigo por

Lucas Teles
Lucas é o Head de Inovação da CRIARH. Mas mais importante, ele é o maior apaixonado pela empresa.

Curtiu? Mande o artigo para seus amigos!

Tabela de conteúdo

Outros artigos para você

Receba conteúdos de liderança e rh

Ao se inscrever você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.
Um biscoito de chocolate voando no ar sobre um fundo vermelho.
Ao navegar pelo nosso site, você aceita a nossa política de cookies.