Práticas
// Escrito por Lucas Teles

Liderar pelo exemplo: 3 maneiras para inspirar pessoas hoje

Liderar pelo Exemplo

Os bons líderes sabem que precisam liderar pelo exemplo se quiserem que sua equipe alcance o sucesso.

Dando um bom exemplo, os líderes podem mostrar a sua equipe a maneira correta de se comportar e trabalhar juntos.

É difícil quantificar qualidades como competência, caráter, imaginação e carisma. É um trabalho desafiador, mas crítico, para criar líderes eficazes.

Quando os seguidores veem que o líder compartilha sua cultura, etnia ou mesmo apenas características físicas semelhantes, isso pode ajudá-los a se sentirem mais conectados e inspirados pelo líder.

Isso pode ser especialmente útil na liderança de uma equipe que é diversa.

Ao liderar pelo exemplo e ser mais próximo, o líder pode ajudar a preencher qualquer lacuna entre os membros da equipe. Eles podem fazer isso ajudando a se comunicar e coordenar entre todos.

Assim a equipe pode trabalhar em conjunto de forma mais eficaz e alcançar melhores resultados.

O que é liderar pelo exemplo

Com a união dessas 3 características, você pode liderar pelo exemplo.

Liderar pelo exemplo é mais do que apenas ter um discurso bonito. Trata-se de ficar de mãos dadas com sua equipe, ter cuidado com o que você diz e ouvir as pessoas.

Ao liderar pelo exemplo, você ocê está mostrando a sua equipe como trabalhar junto, e como se comportar em um ambiente profissional.

Essas 3 características são essenciais para alcançar o sucesso como uma equipe:

Dê as mãos para sua equipe

Um bom líder sabe da importância de não apenas dar ordens, mas estar lado a lado com seus colegas de equipe, mesmo em tempos difíceis.

Líderes precisam ser exemplos para suas equipes, e eles precisam ser capazes de definir o tom de como a equipe deve trabalhar em conjunto.

Quando as coisas ficam difíceis, um bom líder está lá para ajudar a motivar seu time e colocá-los de volta no caminho certo.

Seja coerente

Muitas pessoas em posições de autoridade tendem a esquecer que suas ações falam tão alto, se não mais alto, do que suas palavras.

Como um líder, é importante estar atento a isso e sempre liderar pelo exemplo.

Se você disser uma coisa mas fizer outra, sua equipe rapidamente perderá a confiança em você.

Mas se você ser coerente e apoiar suas palavras com ações e apoiar sua equipe, eles vão confiar e respeitar mais você.

Escute as pessoas

Os líderes devem ouvir as pessoas para que ele possa entender o que elas querem. Um líder também deve tentar ajudar o colaborador a alcançar seus objetivos a partir do que escutou.

Ao fazer isso, o líder é capaz de criar um ambiente de trabalho positivo no qual os funcionários se sentem apreciados e compreendidos. Isso ajuda a motivar os funcionários e melhorar sua produtividade.

Eu me lembro de um tempo quando eu estava trabalhando para a GPTW de Pernambuco como consultor. Nesse período, fizemos alguns eventos.

Em um deles, o CEO do GPTW Brasil veio para Recife para fazer uma palestra. Ao fim do evento, ele me convidou para passar um dia com ele andando de karts e se divertindo.

Óbvio que fiquei muito animado e topei.

O dia foi super legal, o Ruy Shiozawa é um ótimo ouvinte e em diversas situações queria até saber do meu trabalho aqui na CRIARH, como estava sendo minha experiência no GPTW e como ele poderia torná-la ainda melhor.

Ao fim do dia, me senti muito escutado por ele, mesmo ele sabendo que meu período do GPTW seria curto. Com certeza essa experiência me marcou.

O que NÃO é liderar pelo exemplo?

É reconfortante saber que empresas e líderes em todo o mundo estão preocupados com a transição de um líder ruim, que acredita ter todas as respostas, para um genuíno. Encarregado de conectar as diferentes mentes da equipe para resolver problemas.

Mas ao mesmo tempo que alguns líderes se esforçam para avançar uma casa no mundo da liderança e mudar paradigmas, outros líderes fazem questão de voltar várias casas e atrapalhar o avanço.

O escândalo “Dieselgate” da Volkswagen é um excelente exemplo do que não se deve fazer quando quiser liderar pelo exemplo. A empresa foi pega burlando os testes de emissões e, como resultado, enfrentou bilhões de dólares em multas.

Além disso, o escândalo prejudicou gravemente a reputação da empresa.

E toda essa ação de trapaça, foram executadas por CEOs, executivos e líderes. Pessoas que tinham o objetivo de propagar ideias e ações opostas à essa.

Este escândalo destaca a importância da integridade, da transparência e de sempre levar em consideração a importância de guiar os companheiros de equipe pelo exemplo.

Quando não há liderança pelo exemplo, as pessoas podem não ser honestas, e os impactos negativos respingam em todos: Para o próprio líder, para organização, para os colaboradores e até para os clientes.

No caso da VW, a liderança falhou tentando enganar os testes de emissões. Como resultado, eles enfrentam enormes multas e perderam a confiança de seus clientes.

Este é um excelente exemplo de porque você deve construir sua liderança pelo exemplo, com integridade e transparência.

Não liderar pelo exemplo traz consequências irreparáveis.

Os benefícios da liderança pelo exemplo

Ao liderar pelo exemplo, cria-se uma série de benefícios comuns para a equipe.

Esses benefícios incluem compartilhar conhecimento, propor desafios saudáveis, envolver as pessoas, comunicar efetivamente e ser bons gerentes de conflitos.

Liderar pelo exemplo também pode ajudar a inspirar as pessoas a fazer o seu melhor.

  • Ao compartilhar seus conhecimentos e experiências com os outros, os líderes podem ajudar os membros da equipe a aprender e crescer.
  • Liderar pelo exemplo melhora a comunicação efetiva com seus membros de equipe, o que ajuda a construir confiança e colaboração.
  • Além disso, desafiando os membros da equipe a alcançar seu potencial máximo, os líderes podem ajudá-los a alcançar grandes coisas.

Claro que ser uma boa pessoa não é o suficiente para inspirar outros colaboradores, mas é um primeiro passo.

Também é preciso ter conhecimento sobre seu trabalho, e se dedicar para isso.

Ao unir competência e bons traços de caráter, você colherá os frutos de liderar pelo exemplo:

  • As atitudes dos funcionários melhoraram, levando à satisfação no trabalho, comprometimento e identificação com a organização;
  • Os colaboradores também são mais propensos a permanecer na empresa porque se sentem apreciados e têm oportunidades de crescimento;
  • Maior motivação e desempenho dos colaboradores;
  • Diminuição em comportamentos antiéticos e maiores níveis de comportamento que beneficiam a organização.

Também quero deixar claro que é impossível liderar pelo exemplo o tempo todo. Seres humanos são falhos, mas o importante é reconhecer e buscar melhora, sempre.

3 maneiras fáceis de liderar pelo exemplo

A liderança é uma responsabilidade que muitas pessoas assumem sem perceber no que se meteram.

Pode parecer uma tarefa fácil de liderar pelo exemplo, mas acaba sendo mais difícil do que você possa pensar.

Liderar pelo exemplo significa ser capaz de mostrar o caminho tanto com suas palavras quanto com suas ações. Você deve liderar também através dos bons tempos e os maus momentos.

Há muitas maneiras diferentes de você liderar pelo exemplo. Aqui estão 3 exemplos:

Coloque a mão na massa.

É importante para o líder ser competente e executar seu trabalho. Isso mostra à equipe que você é sério e que estão dispostos a colocar esforço no trabalho diário caso seja preciso.

Isso também permite que a equipe aprenda com o líder e veja como eles podem melhorar seu próprio trabalho.

Apesar disso, líderes não são necessariamente os mais competentes ou técnicos, mas não ter domínio do seu trabalho vai pesar contra você.

Confie em sua equipe.

Ninguém quer alguém no pé deles o tempo todo. Confie em sua equipe e deixe-os fazer o seu trabalho.

Não seja um micro gerenciador, mas um farol para sua equipe.

Quando os membros da equipe confiam uns nos outros, eles são mais propensos a assumir riscos e serem criativos.

Eles são mais produtivos, porque não precisam passar o tempo todo vigiando suas costas.

A confiança permite que os membros da equipe se concentrem apenas em seu trabalho e constrói um senso de camaradagem essencial.

Mas ela não é dada facilmente, ela deve ser conquistada. Um líder que quer que sua equipe confie nele, deve liderar pelo exemplo.

Você deve ser digno de confiança e honesto, e deve sempre se comportar de uma maneira que sustente os valores da empresa.

Você também deve ser comunicativo, compartilhando o objetivo do trabalho deles, sua visão e valores da empresa.

Depois, deixe que eles descubram o próprio caminho. Ter uma equipe empoderada é muito importante (e mais fácil também).

Assuma responsabilidades.

As culpas sempre caem nas pessoas que estão acima na hierarquia.

Como um líder, é importante assumir a responsabilidade pelos erros da equipe. Você os lidera, eles são sua responsabilidade, assim como seus erros.

Se o líder não assumir a responsabilidade pelos erros do time, o time pode sentir que não pode confiar nele.

Eles também podem sentir como se estivessem trabalhando em um ambiente inseguro. Isso pode levar a um baixo moral e a uma alta rotatividade.

Envie uma mensagem que você está disposto a protegê-los, e admita quando estiver errado.

Não há problema em admitir que errou, há problema em não admitir.

Essas atitudes mostram que você valoriza os membros de sua equipe, sua segurança e bem-estar. E quem não quer um líder assim?

É importante lembrar que os erros acontecem. A chave é aprender com eles e seguir em frente.

3 Líderes que viviam o que falavam

As palavras de um líder têm muito poder. Mas se suas ações não combinam com suas palavras, então ele não pode liderar pelo exemplo.

Por isso recomendo conhecer um pouco da vida desses 3 líderes revolucionários.

Madre Teresa de Calcutá

Madre Teresa de Calcutá, também conhecida como Santa Teresa de Calcutá, era uma freira católica romana e missionária que foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz pelas suas ações de caridade.

Ela era uma freira católica romana e missionária que passou a maior parte de sua vida trabalhando com os pobres e doentes.

Madre Teresa de Calcutá era conhecida por sua simplicidade, disciplina e capacidade de comunicação.

Madre Teresa considerou as pequenas tarefas que todos nós enfrentamos a cada dia como oportunidades para desenvolver um sentido mais profundo de propósito na vida.

Se você completar com sucesso suas pequenas responsabilidades, a vida lhe daria uma maior responsabilidade.

Ela foi capaz de se comunicar efetivamente com os outros usando a compaixão e compreensão.

Tudo isso foi exposto em seu trabalho, pois ela tinha uma visão muito clara do que ela queria alcançar e concentrou seus recursos nisso.

Ela acreditava que, para uma organização crescer, ela precisava articular uma visão simples. Esta foi uma característica que marcou sua vida e a ajudou a alcançar grandes objetivos.

Ela acreditava que, para alcançar o sucesso, também é fundamental persuadir outros a aderir à mesma causa.

“Ontem se foi. O amanhã ainda não chegou. Nós temos apenas o hoje, comecemos!”

– Madre Teresa de Calcutá

Martin Luther King Jr.

Martin Luther King Jr. foi um dos principais líderes negros nos Estados Unidos contra a segregação racial e pela igualdade social.

Quando jovem, ele foi profundamente influenciado pela filosofia e ensinamentos de Mahatma Gandhi, que havia lutado pela independência da Índia usando resistência não violenta.

King estudou as técnicas de Gandhi e começou a pregar a não-violência e a igualdade racial.

Nos anos 50 e 60, Luther King foi bem conhecido por sua posição pacífica contra a segregação racial, que em muitos estados dos Estados Unidos era a lei.

Ele liderou um boicote aos ônibus segregados que durou mais de um ano e ajudou a levar a uma decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que terminou a segregação nos ônibus de Montgomery.

O seu famoso discurso “Eu tenho um sonho” inspira pessoas até hoje a criar revoluções pacíficas.

Infelizmente ele foi assassinado quando estava na varanda do lado de fora de seu quarto em um hotel.

“Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela sua cor de pele.”

– Martin Luther King Jr.

Walt Disney

Walt Disney era um grande visionário e enfrentou diversas dificuldades. Mas ele persistiu e foi resiliente até alcançar o sucesso.

Ele mostrou como superar dificuldades e seguir em frente. Isto faz dele um excelente modelo a seguir.

Ele mesmo se enxergava seu trabalho como o de uma abelha. Recolher inspirações de um lugar e levá-las para as pessoas de sua equipe.

Esse trabalho de inspiração e colaboração montou os pilares para a Disney que conhecemos.

“Se você pode sonhar, você pode fazer.”

– Walt Disney

Você também pode liderar pelo exemplo

Liderar pelo exemplo é uma maneira poderosa de inspirar os outros. E para liderar pelo exemplo, você vai precisar das ferramentas e habilidades certas.

É por isso que nós recomendamos que os líderes conheçam a vida desses 3 revolucionários que lideram com essa qualidade: Madre Teresa de Calcutá, Martin Luther King Jr., e Walt Disney.

Esses indivíduos não eram apenas grandes visionários, mas também tinham a habilidade de comunicar sua mensagem e persuadir outros a unirem-se à sua causa.

Sei que esses exemplos podem parecer grandes demais quando comparadas com o seu cotidiano. Afinal, são grande nomes da história do mundo.

Mas não se preocupe, eles são apenas um norte para você nunca se esquecer:

A liderança está diretamente ligada ao impacto de vidas. Não importa se 1 ou 1 milhão.

Você pode começar a fazer a diferença na liderança pelo exemplo quando quiser e começando por coisas que são do seu alcance. Em curto, médio e longo prazo você vai colher resultados com isso.

Liderar pelo exemplo é uma das maneiras mais eficazes de mostrar o caminho às pessoas e ser bem sucedido ao inspirar outros. Relembre as três maneiras de você liderar pelo exemplo hoje:

  1. Coloque sua mão na massa.
  2. Confie na sua equipe.
  3. Assuma a responsabilidade.

Quando você lidera pelo exemplo, você mostra aos outros que você está disposto a colocar o trabalho duro necessário para alcançar o sucesso de todos.

Você também mostra que confia em sua equipe e que está disposto a assumir a responsabilidade por suas próprias ações. Todas essas são qualidades importantes que as pessoas buscam em um líder.

Portanto, lidere pelo exemplo hoje, e veja até onde isso o leva.

Tomar esses passos mostrará à sua equipe que você está comprometido em ser um grande líder.

curso de criatividade

Artigo por

Lucas Teles
Lucas é o Head de Inovação da CRIARH. Mas mais importante, ele é o maior apaixonado pela empresa.

Se torne um líder melhor, em minutos

Receba semanalmente passos a passos práticos para ser um melhor líder.
Ao se inscrever você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Curtiu? Mande o artigo para seus amigos!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Tabela de conteúdo
Ao se inscrever você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Outros artigos para você

Cookie
Ao navegar pelo nosso site, você aceita a nossa política de cookies.