Insights
// Escrito por Lucas Teles

Liderança com propósito: Essencial para se destacar

Liderança com Propósito

Quais seriam as primeiras que coisas viriam a sua cabeça se alguém perguntasse: O que diferencia um líder de um grande líder?

Se você é do time dos pessimistas (ou dos traumatizados), você pode pensar que o líder é alguém engravatado que usa seu cargo para intimidar os outros, uma figura autoritária que pensa que possui todas as respostas.

Já o grande líder tem o estereótipo da figura extrovertida, criativa, responsável e que sabe lidar com pessoas e processos.

Independente do seu ponto de vista, durante a leitura desse artigo, você vai entender que a característica que separa um líder de um grande líder é a liderança com propósito. Isso faz toda a diferença.

Essa mudança de ótica é importante. Por isso quero que antes de continuar a ler o artigo, reflita:

  1. Qual é o seu propósito?
  2. O que é que te faz sair da cama todos os dias?
  3. Existe algo que só de pensar em almejar, você sente uma mistura de ânimo com borboletas no estômago?

Bom, se você conseguiu responder alguma dessas questões, você pode canalizar essas respostas para desenvolver sua liderança com propósito.

E se você ainda não encontrou essas respostas, não se preocupe, vou te ajudar a encontrá-las.

Essas perguntas são importantes porque forçam você a refletir sobre o propósito da sua vida, e no âmbito corporativo, a liderança com propósito é essencial para se destacar.

Quando você alinha o seu trabalho com o seu propósito, você naturalmente levanta reflexões para alcançar seus objetivos, e é assim que você se torna uma liderança com propósito claro e bem definido.

O impacto do propósito na vida de grandes líderes

Você já ouviu falar da expressão “um homem com uma missão”?

Essa é a definição de alguém que sabe o que quer, que tem um propósito claro. E essa definição também pode ser aplicada em grupos, empresas ou movimentos.

Um exemplo perfeito é Martin Luther King, que viveu a liderança com propósito até o fim de sua vida.

“A medida final de um homem não é onde ele está nos momentos de conforto e conveniência, mas onde ele está nos momentos de desafio e controvérsia.”

Martin Luther King Jr.

Em sua época, a população afro-americana nos Estados Unidos era discriminada e segregada da comunidade branca.

Esta situação gerou muita violência e agitação social em várias regiões do país.

Muitos esforços foram feitos ao longo dos anos para tentar acabar com este problema, mas foi somente quando King apareceu em cena que as coisas começaram a mudar, para sempre.

Em agosto de 1963, o ativista proferiu o discurso que cravou seu nome na história. Durante sua fala para 250 mil negros e negras de todo o país, Martin repetiu durante a sua fala várias vezes a frase “Eu tenho um sonho” antes de cada fala.

Almejando uma terra de liberdade e oportunidade em que, por palavras do próprio King, “nossos filhos não serão julgado pela cor de suas peles, mas pelo conteúdo do seu caráter”

Porque além de um sonho, ele tinha um propósito: alcançar a igualdade entre brancos e negros nos Estados Unidos.

Ele lutou por isso com unhas e dentes pelos seus objetivos, mesmo que isso lhe tenha custado a vida.

Este é apenas um exemplo de como a liderança com propósito pode mudar o mundo em que vivemos, ao mudar a ótica de outras pessoas sobre a situação.

Em outras palavras, um líder não é simplesmente alguém que está à frente de um grupo de pessoas, mas alguém que sabe como levar esse grupo em direção a um objetivo comum.

A principal característica dos líderes de sucesso é que eles sempre tiveram uma ideia clara do que eles queriam alcançar, mesmo que fosse algo que ninguém mais acreditasse ser possível.

Por esta razão, quando falamos sobre liderança com propósito, é essencial entender o que guia você e faz você querer colocar seu sonho em prática.

O que é liderança com propósito?

Martin Luther King era um apaixonado e obcecado pelo seu propósito. Ele tinha coragem de defender aquilo em que acreditava, e o seu propósito falava mais alto que as consequências.

Foi isso que o transformou em um dos líderes mais importantes da história.

Liderar com propósito é isso, ser apaixonado por fazer a diferença no mundo.

Porém, o propósito ainda é um assunto que existe muita mistificação sobre ele.

Para definir de vez como o propósito é utilizado, esses são os principais contextos que eles são utilizados em empresas:

  1. Competência, a função que o produto serve.
  2. Cultura, a intenção no qual é produzido negócios.
  3. Causa, o bem social que a empresa aspira.

O último contexto, o da causa, é o que é geralmente mais normal de ser percebido. Mas qualquer um dos três tipos podem ser eficazes quando bem executados.

A competência pode ser expressada através de uma proposta de valor clara para os cliente e os colaboradores são responsáveis por cumpri-la.

Um propósito baseado na cultura pode criar alinhamento interno e colaboração com os principais parceiros.

Um propósito baseado nas causas promove a ideia de que é possível fazer o bem, tornando o produto mais desejável.

Mas por que a liderança com propósito é necessária?

A resposta é simples: porque dá sentido ao que fazemos.

Quando temos um senso de propósito, estamos mais propensos a alcançar nossos objetivos. E quando atingimos nossos objetivos, somos mais felizes.

Um líder com um propósito também inspira outros a seguirem seu exemplo.

Por mais que o propósito pareça uma questão filosófica, do tipo “qual o propósito da vida?”, o propósito no meio corporativo é mais objetivo.

Para dar continuidade a essa linha de raciocínio, é necessário separar o propósito da empresa com o propósito do líder.

O propósito de uma empresa é ter lucro, afinal é o que paga os funcionários, os gastos e vivemos em um mundo onde o retorno financeiro é mais do que necessário.

Sim, há empresas com responsabilidade social, e isso é louvável. Mas, no final das contas, o propósito de qualquer negócio é gerar fluxo de dinheiro.

Mas e o seu propósito como líder, qual é?

É nessa questão de propósito que muitos líderes pecam e consequentemente as empresas falham. Geralmente o lucro fala mais alto e os líderes esquecem seu “porquê”.

Quando você esquece o seu “porquê”, você se torna menos produtivo. Afinal, qual o motivo do seu trabalho?

É nesse momento da perca do propósito que decisões ruins são tomadas e você anda em círculos.

Um líder sem um propósito é como um navio sem um leme. Ele navega, mas seu objetivo final é afundar.

Como o propósito ajuda a vender mais?

Eu tenho certeza que você já deixou comprar um serviço só pela forma pelo qual o produto foi apresentado para você.

Tenho certeza também que você já se conectou com um produto, que nem conhecia, mas decidiu comprar por conta das emoções que ele carregava.

É como você decidir comprar uma camisa da Reserva, porque além de bonita, comprar ela também significa alimentar 5 pessoas em situação de vulnerabilidade.

Por isso o propósito também é responsável por influenciar diretamente nos retornos financeiros.

Esses fatores emocionais agregados à uma ideia tornam ela mais inteligente, pois ela gera maior identificação. Esse é um dos fatores para você ter ideias que dão mais resultado, assunto que destrinchamos em nosso artigo sobre ideias inovadoras.

Como você encontra o seu propósito?

O que você realmente deseja?

Não o que falaram que era melhor para você, seja sua família, amigos ou até mesmo o mercado de trabalho. Não é o que vai te dar mais dinheiro, mas o que vai te fazer mais feliz.

Evite viver o propósito de outras pessoas, porque quando a ficha cai, você viveu uma vida que não era sua.

Por isso, encontrar realmente seu propósito é um trabalho difícil. Mas é necessário para ser feliz.

O propósito é algo muito pessoal e subjetivo. Mas existem sim, formas práticas de você identificar seus pontos fortes, valores e paixões que podem guiar você ao longo da sua jornada.

Sabe aquela sensação de fazer algo que te traz energia e alegria? Aquilo é o seu propósito!

Para isso, você precisa refletir:

  • Existe alguma coisa que você gostava de fazer e o mundo lhe disse não?
  • Sobre as suas experiências desafiadoras, como você conseguiu contorná-las e como elas moldaram o seu Eu hoje?
  • O que é aquilo que você realmente gosta de fazer e que te faz bem?

Recomendo parar por 5 minutos e anotar as perguntas e as respostas em um papel. Se sentir confortável, compartilhe essas questões com alguém da sua confiança.

Depois desse momento de reflexão, você precisa elaborar uma resposta concisa e declarativa de seu propósito, então deixe em um local visível para você: “Minha liderança com propósito é…”

Esse é um processo inteiramente seu. Que deve capturar sua essência e a sua trajetória de vida. Ao revisar suas histórias, você verá um fio unificador, e você deve puxá-lo. Assim você descobrirá sua liderança com propósito.

3 exemplos de lideranças com propósito

Líderes com forte propósito são responsáveis por inspirar e mudar óticas de vida.

Trouxe aqui 3 exemplos de líderes que cumpriram e cumprem até hoje o seu propósito através da sua história.

Mahatma Gandhi

“Seja a mudança que você quer ver no mundo”

Esta é uma das citações mais famosas de Gandhi, e não poderia ser mais precisa. Ao longo de sua vida, ele protestou pacificamente pela independência da Índia do colonialismo britânico.

Ele foi preso várias vezes, mas nunca parou de lutar. Ele acreditava na resistência não violenta e inspirou milhões de pessoas a protestar pacificamente contra o colonialismo britânico.

Depois de anos de protestos pacíficos, a Índia finalmente se tornou independente em 1947.

Gandhi é um grande exemplo de liderança com propósito que nunca desistiu, mesmo em face da adversidade. Ele inspirou outros a lutar por aquilo em que acreditam e causou um enorme impacto no mundo.

Nelson Mandela

“Eu estou preparado para morrer”

Nelson Mandela foi um ativista e político sul-africano anti apartheid que serviu como Presidente da África do Sul de 1994 a 1999.

Ele foi preso por 27 anos por sua luta contra o apartheid, um sistema de segregação racial na África do Sul.

Em seu famoso discurso “Eu estou preparado para morrer”, ele disse:

“Eu lutei contra a dominação branca, e lutei contra a dominação negra. Eu tenho valorizado o ideal de uma sociedade democrática e livre na qual todas as pessoas vivam juntas em harmonia e com igualdade de oportunidades. É um ideal pelo qual eu espero viver e alcançar. Mas se necessário, é um ideal pelo qual eu sou preparado para morrer”

Mandela era um líder que estava disposto a sacrificar sua vida pela causa em que acreditava. Ele é um exemplo de liderança com propósito, mesmo diante de imensas dificuldades vivenciadas.

Papa Francisco

“Não deixe que ninguém tire a sua esperança.”

O Papa Francisco é o atual líder da Igreja Católica. Ele nasceu na Argentina e tem se destacado pelos discursos revolucionários, sempre frisando o amor e a tolerância.

O Papa é conhecido por sua atitude simples e humilde e por seu foco em ajudar os mais pobres. Ele tem dito que seu propósito como Papa é “levar esperança aos excluídos, marginalizados e os esquecidos”.

Ele é um exemplo de um líder que é movido pela compaixão e cuidado com os outros.

3 metas para começar em sua liderança com propósito

Ter em mente o seu propósito é essencial. Mas só isso não é o suficiente. Você deve buscar o caminho para torná-lo realidade.

Por isso sua atitude é o que conta. Tenha planejamento e foco, para conseguir trabalhar sua liderança propósito com consistência.

Para você colocar em prática a liderança com propósito, você deve ter uma coisa em mente: O resultado em longo prazo.

Propósitos demoram para se concretizar, mas o fato de ter um resultado apenas no longo prazo não exclui a necessidade de trabalhar agora.

Para colocar seu propósito em prática:

Estabeleça suas metas de três a cinco anos usando como base aquilo que você definiu como propósito. O foco deve ser em como você fará isso para colocar em prática, isso define que líder você será no futuro;

Logo em seguida, considere uma meta de dois anos. Dois anos é um período de tempo em que o futuro e o presente começam a se conectar.

Levante questões como:

  1. Quais novas responsabilidades eu quero alcançar?
  2. Como que eu me preparo para o meu objetivo?
  3. O que eu quero dominar no futuro?
  4. Como isso vai agregar na minha vida pessoal?

Após isso, defina metas em um ano. Pode ser o passo mais desafiador, mas é essencial.

Nessa abordagem, questionamentos podem surgir: “O que eu faço hoje não está alinhado com minha liderança com propósito, e agora?”

É importante lembrar que nunca é tarde para reinventar processos e mudar. Por isso, se você conseguir, tente repensar a forma no qual você trabalha.

Ou então, de maneira mais direta, coloque na sua rotina alguma atividade 100% alinhada com seu propósito. Você consegue dedicar 5 a 10% do seu tempo diário a algo que te deixa entusiasmado.

Mas em seis meses, três meses ou até mesmo 30 dias. O que você deve fazer para cumprir as metas de um ano que você estabeleceu?

Primeiro de tudo, você deve lidar com pequenas vitórias do mesmo jeito que grandes vitórias. Desde pequenas iniciativas de mudança até grandes passos.

Detalhe seu planejamento para alcançar o que almeja em cada etapa dos seus projetos. Com isso, você consegue estabelecer as atividades mais críticas e urgentes. E assim, identificar suas prioridades.

O propósito é um dos aspectos mais importantes da liderança. É o que define um líder e lhes dá direção. Líderes que são guiados pelo propósito têm mais chances de sucesso do que aqueles que não o são.

Há muitas maneiras diferentes de praticar sua liderança com propósito, mas é essencial que você se mantenha concentrado no seu objetivo de longo prazo.

Verifique regularmente se o que você está fazendo é alinhado com a sua liderança com propósito. Se não estiver, então tome as medidas necessárias para mudar de rumo.

Quem sonha junto, sobe junto.

Emicida, Drik Barbosa & Matuê

curso de criatividade

Artigo por

Lucas Teles
Lucas é o Head de Inovação da CRIARH. Mas mais importante, ele é o maior apaixonado pela empresa.

Se torne um líder melhor, em minutos

Receba semanalmente passos a passos práticos para ser um melhor líder.
Ao se inscrever você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Curtiu? Mande o artigo para seus amigos!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Tabela de conteúdo
Ao se inscrever você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Outros artigos para você

Cookie
Ao navegar pelo nosso site, você aceita a nossa política de cookies.