Os 10 papéis do líder e como executá-los

O papel do líder está mudando à medida que o mundo evolui, por isso é preciso de adaptar para atuar da maneira certa e produtiva.
Tabela de conteúdo

Como você sabe, dominar o mundo da liderança é uma competência mais do que essencial para se manter competitivo no mundo empresarial.

Não é à toa que a liderança é um conceito fundamental em todas as organizações. Negócios corporativos, governos e até organizações sem fins lucrativos precisam da liderança em sua trajetória.

Afinal, os líderes são responsáveis por:

  • Estabelecer metas;
  • Motivar os outros;
  • Fornecer orientação e apoio.

Quando esse papel é executado da maneira correta, inúmeras vantagens tomam conta de um ambiente. Como por exemplo:

  • Equipes mais eficientes;
  • Comunicação entre funcionários e líderes se torna assertiva;
  • Uma cultura organizacional mais forte;
  • Melhores resultados financeiros.

Porém, como executar um papel de líder da maneira correta?

Pode parecer complexo, mas para ser um líder que alcança resultados, é importante entender as várias responsabilidades associadas a cada uma dessas funções e aprender como executá-las efetivamente.

Mas não se preocupe, você vai saber como executar da melhor maneira o papel do líder ao decorrer do texto!

Os 10 papéis do líder

Os 10 papéis do líder

O líder é uma figura central para todas as organizações.

Com a ausência ou com a presença ineficaz de uma liderança, as empresas ou qualquer organização estarão fadadas ao fracasso.

Por isso, é a liderança possuí funções únicas e responsáveis por aproximar os liderados, o líder e a organização para o sucesso. Confira a seguir os 10 papéis do líder:

1. Comunicador

Um líder de sucesso deve ter fortes habilidades de comunicação, seja ela verbal, por escrito ou até mesmo através da linguagem corporal.

Afinal, a comunicação é a base de qualquer relacionamento, seja entre os membros da equipe ou entre o líder e os funcionários.

Ao comunicar os objetivos de forma clara e eficaz, esse papel do líder faz você ser responsável por conectar sua equipe com grandes conquistas.

Ser comunicador inclui:

  • A capacidade de expressar claramente ideias e instruções;
  • Saber ouvir e entender efetivamente as necessidades dos outros.

2. Motivador

Outro papel do líder é motivar os membros de sua equipe a atingirem seus objetivos e a terem o melhor desempenho possível.

Sendo assim, é essencial requer a habilidade de identificar e entender as necessidades, interesses e pontos fortes únicos de cada membro da equipe.

Uma vez que você tenha um claro entendimento das capacidades e motivações de seus funcionários, você pode então oferecer a eles um feedback positivo e o encorajamento que conduzirá seu desempenho a novos patamares.

A motivação envolve:

  • Fornecer feedback;
  • Criar um ambiente com segurança psicológica;
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe;
  • Até mesmo encorajar aqueles ao seu redor com palavras de apoio.

3. Criar Confiança

Um dos vários papéis do líder é construir confiança entre os membros de sua equipe, fornecendo suporte e orientação confiáveis sempre que eles precisarem.

Como líder, é sua responsabilidade abordar quaisquer desafios ou problemas que surjam e fornecer o suporte necessário para que sua equipe os supere.

Isso envolve:

  • Ser capaz de reconhecer problemas potenciais antes que eles ocorram;
  • Proporcionar tranquilidade em situações difíceis;
  • Fomentar a confiança através da transparência e consistência das decisões.

4. Organizador

Líderes efetivos também são organizadores naturais, capazes de criar sistemas eficientes para gerenciar tarefas e fluxo de trabalho dentro da organização.

Esse papel do líder é importante para garantir que todos os prazos sejam cumpridos e que cada membro da equipe tenha responsabilidades claras.

Algumas das principais habilidades organizacionais incluem:

  • Criar um sistema confiável de comunicação;
  • Desenvolver maneiras eficazes de acompanhar e medir o progresso;
  • Implementando estratégias efetivas de gerenciamento de tempo.

5. Tomador de decisões

Um líder de sucesso deve ser capaz de tomar decisões rapidamente e com confiança para manter sua equipe no caminho certo e cumprir prazos.

Embora seja importante considerar sempre as opiniões dos membros de sua equipe, em última análise você deve ser capaz de confiar em seu próprio julgamento ao decidir quais ações precisam ser tomadas.

Algumas habilidades chave para a tomada de decisões incluem:

  • Analisar dados e informações;
  • Delegar prioridades;
  • Considerar riscos e potenciais consequências.

6. Solucionador de problemas

Um dos papéis do líder é ser capaz de identificar problemas potenciais logo no início e resolvê-los antes que tenham a chance de interferir no progresso ou causar resultados negativos.

Para isso ser efetuado com sucesso, você precisa ter um sólido entendimento do negócio.

Algumas habilidades chave para a solução de problemas incluem:

  • Utilizar a criatividade para encontrar soluções eficazes;
  • Aproximar-se de desafios de múltiplos ângulos;
  • Usar a análise de dados para identificar padrões e tendências.

7. Treinador

Um líder é frequentemente também um treinador. É papel do líder fornecer orientação e feedback construtivo para ajudar seus membros de equipe a crescerem e se desenvolverem profissionalmente.

Para ser um treinador eficaz, é importante entender os vários estágios de desenvolvimento profissional e saber como fornecer feedback que ajudará os membros da equipe a alcançarem seus objetivos.

Algumas das principais habilidades de treinamento incluem:

  • Identificação de áreas para melhoria;
  • Dar feedback específico e construtivo;
  • Ajudar os funcionários a estabelecer metas alcançáveis.

8. Líder de líderes

Para ser um líder eficaz, você também deve ser capaz de liderar outros líderes dentro de sua organização ou equipe de forma eficaz, incluindo gerentes, diretores ou líderes de projetos.

Isso requer a habilidade de fornecer direção e orientação estratégica, assim como influenciar e motivar aqueles ao seu redor. Esse é um papel do líder que é essencial para a manutenção da empresa no longo prazo.

Algumas das principais habilidades de liderança para liderar outros líderes incluem:

  • Construir confiança e relacionamento com as principais partes interessadas;
  • Colaboração entre departamentos;
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração.

9. Coach

Além de treinar membros individuais da equipe em metas de desenvolvimento profissional, um bom líder também é frequentemente um coach que fornece orientação e aconselhamento em um nível mais amplo.

Isto inclui compartilhar lições aprendidas de experiências passadas, oferecer conselhos sobre desenvolvimento de carreira e ajudar os membros da equipe a construir redes profissionais.

Até o Google reconhece esse papel do líder como sendo uma característica essencial em seu negócio.

Algumas das principais habilidades de mentoria incluem:

  • Compartilhar conhecimento e experiência;
  • Fornecer orientação e apoio pessoal;
  • Construir relacionamentos que se estendem além do local de trabalho;
  • Conferir nosso artigo de liderança coaching.

10. Resiliente

Como um líder, você provavelmente enfrentará desafios difíceis ao longo de sua carreira que podem ser estressantes ou até mesmo desmoralizantes às vezes.

Para ser bem sucedido, é importante permanecer resistente através dessas situações desafiadoras, mantendo uma atitude positiva e focando em soluções ao invés de problemas. Em minha opinião, esse é o papel do líder mais difícil.

Algumas das principais habilidades resilientes incluem:

  • Manter uma atitude positiva;
  • Foco nos objetivos de longo prazo da equipe ou organização;
  • Transformar obstáculos em oportunidades.

Como executar com sucesso os papéis do líder

Como executar os papéis do líder

Agora que você já sabe as principais características dos papéis do líder, está na hora de você ficar ciente sobre o que é necessário para você executar com sucesso o papel do líder:

1. Construa confiança.

Como um confidente, você deve estar disposto a oferecer tranquilidade e orientação sempre que alguém precisar, a fim de construir confiança e manter um forte relacionamento entre os membros de sua equipe.

Inclusive, pesquisa aponta que trabalhadores estão menos confiantes em seus chefes.

Isso pode exigir que você:

  • Resolva conflitos entre indivíduos;
  • Delegue tarefas conforme necessário, com base nos pontos fortes e fracos de cada pessoa.

2. Estabeleça metas

Um bom líder é proativo e capaz de visualizar um caminho claro, incluindo marcos e prazos específicos que ajudarão sua equipe a alcançar seus objetivos e cumprir com todos os papéis do líder.

As metas podem:

  • Envolver o estabelecimento de metas a longo e curto prazo;
  • Ser monitoradas com o foco de estabelecer métricas de desempenho, com o objetivo de identificar áreas de oportunidade e melhoria.

3. Comunique-se efetivamente

Como uma referência empresarial, você deve ser capaz de transmitir claramente sua visão para a organização ou projeto e manter todos informados sobre o progresso em direção a esses objetivos.

Isso envolve:

  • O fornecimento de atualizações regulares sobre o status das atividades;
  • Pedir a opinião de outros quando for necessário tomar decisões críticas.

4. Delegue tarefas sabiamente

Um bom líder reconhece quando é apropriado gerenciar diretamente uma tarefa, ou quando seria melhor delegá-la a outro membro da equipe com base em suas habilidades e experiência.

Delegar tarefes envolve:

  • Treinamento de outros em novos procedimentos;
  • Permitir que indivíduos se apropriem de aspectos do projeto que mais lhes interessam.

5. Capacite os membros de sua equipe.

Para que todos em sua equipe sejam bem sucedidos, é importante que você forneça treinamento e coaching eficazes conforme necessário,

  • Dê instruções claras para que eles saibam o que se espera deles e crie um ambiente que facilite a colaboração e a comunicação.

6. Reconheça áreas para melhoria

Como um líder, é importante estar sempre atento às necessidades de sua equipe e estar disposto a aprender e se desenvolver junto com ela.

Isso pode envolver:

  • O estabelecimento de objetivos específicos em termos de capacitação profissional;
  • Oferecer feedback para os membros de sua equipe e procurando suporte fora do trabalho quando surgirem dificuldades no cargo.

Os papéis do líder estão mudando?

O papel do líder está mudando à medida que nosso mundo BANI continua a evoluir e se tornar cada vez mais interconectado.

Uma Pesquisa elaborada pela Harvard descobriu que no início da pandemia, 40% dos líderes não estavam preparados para gerenciar funcionários remotos e 41% se esforçavam para manter os membros da equipe remota engajados.

É por isso que muitos aspectos da liderança, como comunicação, colaboração e resolução de problemas, estão se tornando mais importantes e atuando de diferentes maneiras em um cenário global em rápida mudança.

Os líderes de hoje devem ser capazes de se adaptar às novas tecnologias, abraçar a diversidade, inclusão e fomentar a inovação a fim de atender às necessidades de um ambiente cada vez mais complexo e dinâmico.

Além disso, como mais pessoas estão entrando na força de trabalho com diferentes perspectivas e experiências, os líderes devem ser capazes de se envolver com membros de uma ampla gama de origens, incentivando a colaboração e construindo confiança entre suas equipes.

Ao mesmo tempo, muitos estilos tradicionais de liderança estão se tornando menos eficazes ou até mesmo obsoletos devido a mudanças na forma como o trabalho é feito e quem o está fazendo.

Por exemplo, os líderes podem precisar se afastar de uma abordagem de cima para baixo que enfatiza o controle sobre os subordinados e em direção a um modelo democrático e inclusivo que encoraja a contribuição de todos os membros da equipe.

Da mesma forma, enquanto modelos hierárquicos de tomada de decisão têm sido historicamente utilizados para manter o controle, muitos líderes estão agora reconhecendo os benefícios da tomada de decisão participativa e da construção de consenso.

Em geral, é claro que o papel do líder está mudando à medida que nosso mundo se torna cada vez mais interconectado e complexo.

Para ter sucesso neste novo ambiente, os líderes devem ser capazes de adaptar sua abordagem, ser colaborativos e sensíveis a feedbacks, enquanto ainda mantêm o foco nos principais objetivos e valores organizacionais.

Aqui estão algumas dicas para uma liderança efetiva no mundo de hoje em mudança:

  1. Desenvolver um forte senso de empatia, e estar disposto a ouvir as perspectivas e necessidades dos membros de sua equipe.
  2. Abraçar novas tecnologias e ideias inovadoras, em vez de se apegar a abordagens ou estratégias ultrapassadas.
  3. Criar um ambiente de trabalho de apoio e inclusão onde todos se sintam valorizados e tenham a oportunidade de contribuir com suas habilidades e insights únicos.
  4. Fomente a colaboração, incentivando a comunicação aberta e construindo confiança entre os membros de sua equipe.
  5. Tome decisões baseadas em dados, usando métricas e outras medidas objetivas para guiar suas ações como um líder.
  6. Cultive seu próprio crescimento pessoal assim como o dos membros de sua equipe, através do aprendizado contínuo, feedback, coaching e apoio.

Caso queira se aprofundar no tema, recomendo para você ler nosso guia em liderança gratuito.

A importância da boa gestão de equipes

Líderes eficazes são capazes de promover a colaboração, encorajar a comunicação aberta e construir confiança entre os membros de sua equipe, o que pode ajudar a impulsionar a inovação e o sucesso em qualquer organização.

Sendo flexíveis, receptivos e dispostos a aprender com os outros, os líderes podem criar um ambiente de trabalho dinâmico que ajude as equipes a prosperar no mundo atual de ritmo acelerado e em constante evolução.

Com o conjunto certo de habilidades e atitudes, eles podem ajudar suas organizações a se manterem competitivas, a se adaptarem às mudanças e a terem sucesso a longo prazo.

Com uma boa gestão de equipes, alguns benefícios vem a tona:

  1. Maior colaboração e comunicação entre os membros da equipe, o que leva a uma solução mais eficaz de problemas, geração de ideias e tomada de decisões.
  2. Novas perspectivas e novas ideias trazidas por uma gama diversificada de funcionários, ajudando as empresas a permanecerem inovadoras diante das condições de mercado em mudança.
  3. Uma cultura de trabalho que valoriza a abertura e a confiança, o que pode ajudar a reter os melhores talentos e construir fortes relacionamentos com clientes ou clientes.
  4. Maior flexibilidade organizacional, permitindo que as empresas invistam em novas tecnologias ou pivotem suas estratégias de negócios conforme necessário, sem grandes interrupções ou contratempos.
  5. Maior motivação e engajamento entre os funcionários, que são mais propensos a permanecer com suas equipes quando eles se sentem valorizados e apoiados por seus líderes.

Se você quer saber mais sobre gestão de equipes, temos um artigo que explica direitinho sobre o assunto.


O papel do líder está em constante evolução. O que funcionou há 10 anos ou mesmo há 5 anos pode não ser tão eficaz hoje.

É por isso que é importante que os líderes se mantenham atualizados sobre as últimas pesquisas e descobertas em sua indústria, e também que estejam abertos à mudança.

Os líderes precisam aprender e crescer continuamente para que possam fornecer à sua equipe a melhor direção possível.

Se você está procurando mais informações sobre como executar com sucesso os papéis do líder? Não deixe de conferir nosso blog para mais artigos como este.

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Artigo por

Lucas Teles
Lucas é o Head de Inovação da CRIARH. Mas mais importante, ele é o maior apaixonado pela empresa.

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