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Liderança servidora: 10 Exemplos práticos e suas vantagens

Liderança servidora é um estilo de liderança que coloca as necessidade dos outros acima das suas próprias. Ajudando os liderados a se desenvolverem e atuarem com a mais alta performance.

Liderança servidora é um estilo de liderança que coloca as necessidade dos outros acima das suas próprias. Ajudando os liderados a se desenvolverem e atuarem com a mais alta performance.

Estudos comprovam que a liderança servidora está associado a:

  • Aumento da satisfação no trabalho;
  • Compromisso organizacional;
  • Confiança nos líderes;
  • Menores taxas de rotatividade.

Porém, uma liderança servidora:

  • Pode não ser assertiva suficiente;
  • As metas podem demorar para ser alcançadas;
  • Não é útil em todas as situações.

Ficou curioso para saber mais sobre esse estilo de liderança transformador?

Continue a sua leitura para saber mais sobre esse estilo de liderança inspirador e obtenha insights para aplicar a liderança servidora de maneira prática em seu cotidiano profissional.

Em algum lugar ao longo do caminho, devemos aprender que não há nada maior do que fazer algo pelos outros
– Martin Luther King Jr

O que é liderança servidora?

Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.
Marcos 10:45

O termo “liderança servidora” foi cunhado pela primeira vez por Robert K. Greenleaf em The Servant as Leader, um ensaio que ele escreveu em 1970.

Nele, ele disse:

“O líder servidor é servidor antes de mais nada. Tudo começa com o sentimento natural de que ele quer servir, e servir acima de tudo. Então, esta escolha consciente o leva a aspirar à liderança. Essa pessoa é bastante diferente daquela que é primeiramente líder, talvez pela necessidade de atenuar uma ‘fome de poder’ não usual ou de realizar-se materialmente… O ‘líder primeiro’ e o ‘servidor primeiro’ são dois opostos extremos. Entre eles, há tons e misturas que são parte da infinita variedade da natureza humana.”

Em outras palavras, um líder servidor prioriza as ideias dos funcionários, fomenta a colaboração e alimenta uma cultura de confiança e respeito no trabalho.

Tudo isso enquanto o líder coloca necessidade dos outros acima das suas próprias.

Afinal, em uma liderança servidora, o foco é aquilo em que as empresas tem de mais importante: as pessoas.

O líder servidor lidera pelo exemplo e coloca as pessoas que estão liderando em primeiro lugar, ao invés de usá-las para alcançar seus próprios objetivos.

Por exemplo: Jesus Cristo, Nelson Mandela e Martin Luther King.

A liderança servidora vem ganhando popularidade nos últimos anos à medida que mais e mais estudos têm mostrado sua eficácia.

Um estudo global conduzido pela Harvard Business Review descobriu que os líderes servidores são essenciais e capazes de mudar as realidade das empresas para melhorar em todas as áreas.

Inclusive a liderança servidora é responsável por:

  • Construir a confiança;
  • Impulsionar a inovação;
  • Fomentar a colaboração;
  • Aumentar a entrega de resultados;
  • Desenvolver habilidades dos colaboradores;
  • Criar um ambiente de trabalho positivo.

A liderança servidora é um estilo de liderança atraente para muitos porque vai contra a visão hierárquica tradicional dos líderes autocratas, como aqueles no topo que dão ordens e são obedecidos sem questionar.

Em uma hierarquia, o líder está no topo e tem todo o poder, enquanto todos os outros estão abaixo deles e devem fazer o que lhes é dito.

Isso pode muitas vezes levar a um sentimento de desconexão entre os líderes e aqueles que eles estão liderando, bem como ressentimento e frustração.

A liderança servidora vira essa dinâmica ao contrário, colocando as necessidades dos outros em primeiro lugar.

“Ninguém jamais se tornou pobre por doar.”
― Anne Frank, diário de Anne Frank

Quais as qualidades do líder servidor?

Qualidades da liderança servidora

Os líderes servidores são humildes e têm um forte desejo de servir aos outros. Eles também são bons ouvintes e estão interessados no bem-estar daqueles que estão liderando.

Outras qualidades de um líder servidor incluem:

Empatia

Os líderes servidores são capazes de se colocar no lugar de outras pessoas e entender suas necessidades e sentimentos. Qualidade essencial para permitir ajudar e apoiar melhor os outros.

Visão

Um líder servidor têm uma visão clara do que eles querem alcançar e inspiram outros a trabalharem em prol deste objetivo comum.

Comunicação

Em uma liderança servidora, os líderes são excelentes comunicadores e eles se certificam de que todos estejam na mesma página. Além de deixar claro que todos entendam a visão e os objetivos.

Liderança pelo exemplo

O líder servidor consegue liderar pelo exemplo, ou seja eles se portam como exemplo para que outros sigam. Eles também delegam tarefas e dão aos outros a oportunidade de brilhar.

Confiança

Líderes servidores constroem confiança ao serem honestos e transparentes. Confiança que é estabelecida pelo fato de serem acessíveis e possuírem uma política de colaboração e ética

Integridade

Os líderes servidores têm alta integridade e aderem aos seus valores e princípios. Eles também agem de acordo suas ações condizentes e não tomam atitudes de forma oportunista.

As vantagens e desvantagens da liderança servidora

Agora que você está ciente sobre o significado de uma liderança servidora, conheça as vantagens e desvantagens desse estilo de liderança.

Vantagens liderança servidora

Vantagem 1: Cria um ambiente mais colaborativo

A liderança servidora cria um ambiente mais colaborativo, onde todos se sentem valorizados e ouvidos. Levando a uma melhor comunicação e cooperação entre os membros da equipe.

Vantagem 2: Inspira criatividade e inovação

Líderes servidores inspiram a criatividade e a inovação, pois eles fornecem o espaço para outros compartilharem suas ideias e sugestões. Isso permite que novas e melhores ideias sempre sejam geradas.

Vantagem 3: Constrói a confiança

Líderes servidores constroem confiança ao serem honestos e transparentes. Eles também cumprem com seus compromissos, o que aumenta a confiança neles.

Vantagem 4: Aumenta a motivação

Líderes servidores aumentam a motivação ao focar nas necessidades dos outros. Eles também criam um senso de propósito e significado no que as pessoas estão fazendo. Isso leva a níveis mais altos de engajamento.

Vantagem 5: Melhora a relação com clientes

A liderança de serviço melhora o relacionamento com o cliente colocando as necessidades do cliente em primeiro lugar. Isso cria uma experiência mais positiva para os clientes e constrói a lealdade.

Vantagem 6: Funcionários satisfeitos

A liderança servidora leva a funcionários satisfeitos porque eles se sentem valorizados e suas necessidades estão sendo atendidas.

Desvantagens liderança servidora

Desvantagem 1: Podem ser manipulados

Os líderes servidores podem ser manipulados porque eles estão sempre focados nas necessidades dos outros.

Desvantagem 2: Podem não ser assertivos o suficiente

Uma liderança servidora pode não ser assertiva o suficiente quando se trata de tomar decisões. Levando a indecisão e a uma falta de progresso.

Por incrível que pareça, nesse cenário, uma liderança autocrata pode ser ideal.

Desvantagem 3: Podem se envolver demais

Líderes servidores podem se tornar excessivamente envolvidos na vida daqueles que estão liderando. Isso pode levar a dificuldade de fornecer um feedback mais “duro” ao colaborador, por exemplo.

Desvantagem 4: Sensação de estar trabalhando demais

Líderes servidores podem às vezes levar a uma sensação de excesso de trabalho porque eles estão sempre colocando as necessidades dos outros em primeiro lugar.

Possuindo como consequência direta o esgotamento e a frustração.

Desvantagem 5: As metas podem demorar para ser alcançadas

Os líderes servidores podem levar mais tempo para atingir seus objetivos porque eles estão focados nas necessidades dos outros. Isso pode ser frustrante para aqueles que estão procurando por resultados rápidos.

Desvantagem 6: Não é útil em todas as situações

liderança servidora nem sempre é útil em todas as situações. Por exemplo, ela não seria eficaz em uma situação onde há a necessidade de decisões rápidas ou ações decisivas.

Exemplos práticos de liderança servidora na gestão

Alguns exemplos práticos de liderança de servidores na administração incluem:

1. Ouvir os funcionários:

Um bom líder deve estar sempre aberto a ouvir seus funcionários.

Isso mostra que você se preocupa com as opiniões e sugestões deles. Além de construir confiança entre você e eles.

Você pode fazer isso fazendo:

  • Check-ins regulares com funcionários;
  • Pedindo sua opinião sobre as decisões;
  • Encorajando a comunicação aberta.

2. Foco no desenvolvimento dos funcionários:

Um bom líder deve sempre focar no desenvolvimento de seus funcionários.

Esse foco é essencial para ajudar os funcionários a crescerem e se tornar mais habilidosos e conhecedores.

Isso também mostra que você se preocupa com o futuro deles.

Você pode fazer isso fazendo:

  • Fornecendo oportunidades de treinamento e desenvolvimento;
  • Dando feedback e mentoria;
  • Encorajando o crescimento na carreira.

3. Dando autonomia aos funcionários:

Dar aos funcionários a liberdade para tomar decisões e tomar iniciativas mostra que você confia neles e acredita em suas habilidades.

Levando a um melhor desempenho, pois eles se sentem mais capacitados.

Você pode fazer isso fazendo:

  • Delegando tarefas e responsabilidades;
  • Permitir que os funcionários tomem decisões;
  • Encorajando a criatividade e a inovação;
  • Experimentando métodos liberais.

4. Criando um ambiente de trabalho positivo:

Um bom líder deve sempre tentar criar um ambiente de trabalho positivo.

Só assim que os funcionários se sentem mais motivados e engajados. Além de levar a uma melhor cooperação e comunicação.

Você pode fazer isso fazendo:

5. Apoio ao desenvolvimento dos funcionários:

Líderes servidores apoiam o desenvolvimento dos funcionários, oferecendo oportunidades de crescimento e aprendizado. Isso ajuda os funcionários a alcançarem seu potencial máximo e apoiam a organização a longo prazo.

Você pode fazer isso fazendo:

Fornecendo oportunidades de treinamento e desenvolvimento

  • Estimulando a prática de cursos;
  • Oferecer um feedback assertivo.

6. Encorajando a criatividade:

Um bom líder deve sempre encorajar a criatividade de seus funcionários. Isso os ajuda a ter idéias novas e inovadoras. Ele também ajuda a organização a ser mais flexível e adaptável.

Você pode fazer isso fazendo:

  • Encorajando a comunicação aberta;
  • Permitir que os funcionários experimentem e façam protótipos.

7. Construindo uma equipe efetiva:

Um bom líder deve sempre se concentrar na construção de uma equipe forte e coesa.

Só assim que um time ajuda a organização a ser mais eficiente e eficaz.

Você pode fazer isso fazendo:

  • Encorajando o trabalho em equipe;
  • Promovendo uma cultura de respeito e valorização.

8. Promovendo um estilo de vida saudável:

Você como um líder servidor, precisa demonstrar a preocupação com o bem estar dos seus colaboradores.

E isso vai além do que você pensa, um bom líder deve sempre promover um estilo de vida saudável para seus funcionários.

Além de ser benéfico para saúde dos colaboradores, os liderados são mais mais produtivos e eficientes.

Você pode fazer isso fazendo:

  • Encorajando um estilo de vida saudável;
  • Encorajando a atividade física.

9. Fomentando a comunicação aberta:

Um bom líder deve sempre promover uma comunicação aberta dentro da organização. Isso ajuda os funcionários a se sentirem mais confortáveis para expressar suas opiniões e sugestões.

E colabora na construção de confiança entre você e seus colaboradores

Você pode fazer isso fazendo:

  • Sessão de ideação;
  • Pedindo sua opinião sobre as decisões.

10. Focando no futuro:

Um bom líder servidor, além de tudo deve sempre focar no futuro da organização.

Isso ajuda você a planejar o crescimento e a sustentabilidade a longo prazo.

Ele também ajuda você e a sua equipe a identificarem problemas e oportunidades potenciais.

Você pode fazer isso fazendo:

  • Estabelecendo metas e objetivos;
  • Desenvolvendo planos e estratégias;
  • Monitoramento de tendências e desenvolvimentos;
  • Fazendo com que todos estejam cientes das decisões acima ☝️.


Liderança servidora é um estilo de liderança em que o líder coloca as necessidades de seus seguidores antes das suas próprias.

Embora existam muitas vantagens para este tipo de liderança, ela não está sem suas desvantagens.

Mas, quando feita corretamente, a liderança servidora pode ter um impacto positivo tanto sobre o indivíduo quanto sobre a organização como um todo.

Esperamos que este artigo tenha lhe dado uma melhor compreensão do que é liderança servidora e como você pode aplicá-la em sua própria vida ou situação de trabalho.

Se você estiver interessado em aprender mais sobre liderança servidora ou outros tópicos relacionados ao crescimento e desenvolvimento pessoal, não deixe de conferir nossos outros artigos em nosso site.

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Artigo por

Lucas Teles
Lucas é o Head de Inovação da CRIARH. Mas mais importante, ele é o maior apaixonado pela empresa.

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