Guia de Liderança: Como desenvolver o seu estilo

Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas em direção a um objetivo comum, e existem vários estilos para fazer isso.
Tabela de conteúdo

A palavra “Líder” é uma palavra de origem celta que significa “aquele que vai antes“.

Porém, no mundo empresarial e competitivo de hoje, se torna impossível resumir a importância desse papel em um único contexto específico.

Por isso, dúvidas comuns sobre esse mundo complexo sempre vem à tona. Por exemplo:

  • O que é preciso para ser um líder?
  • Liderança é algo com que você nasce ou pode ser aprendido?
  • Como desenvolver um estilo de liderança?
  • Qual o melhor estilo de liderança a ser adotado?

Essas e outras dúvidas são comuns e devem ser levantadas para que você, líder, acerte em seu papel.

Mas não se preocupe.

Você vai saber mais sobre essa capacidade de influenciar e motivar os outros a alcançarem um objetivo comum com a leitura desse artigo.

Afinal, mesmo que você não se considere um “líder nato” ou um “líder natural”, isso não significa que você não possa aprender como liderar efetivamente.

Liderança é complexo. Mas com as habilidades e conhecimentos certos, qualquer um pode aprender como ser um líder nato.

O que é liderança?

Liderança é a capacidade de traduzir a visão em realidade.
– Warren Bennis

A liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas em direção a um objetivo comum.

O líder define a direção e fornece o propósito, enquanto os seguidores contribuem com suas habilidades para alcançarem o objetivo.

Liderança envolve tanto a dinâmica individual quanto a de grupo e pode ser usada em uma variedade de ambientes, seja:

  • Empresas;
  • Organizações sem fins lucrativos;
  • Agências governamentais.

Um bom líder é alguém que pode deixar de lado seus próprios interesses pessoais para o bem da equipe ou da organização.

Eles são capazes de tomar decisões difíceis, mesmo quando isso significa sacrificar seu próprio conforto ou segurança.

É por isso que a liderança é uma habilidade que precisa ser desenvolvida, ela é útil e necessária em todos os campos.

Desde guerras até negócios, liderança é essencial para se obter o sucesso.

Porém, é importante ressaltar que sobre a definição de liderança, não existe uma relação direta em impor poder sobre os outros.

Liderança não é forçar as pessoas a fazerem coisas contra a sua vontade. Ao invés disso, trata-se de inspirá-las a atingir um objetivo em que todos precisam estar focados.

Por que a liderança é importante?

Pense em qualquer organização de sucesso, seja ela uma empresa, um time esportivo ou até mesmo um país.

O que todas elas têm em comum?

Isso mesmo, todas eles tem líderes fortes!

A liderança é importante porque ela fornece direção e motivação.

Ela fornece às pessoas um senso de propósito e estabelece o tom para uma organização. Sem liderança, não haveria uma visão ou objetivos claros e os funcionários não seriam inspirados a alcançar nada.

A liderança também é importante porque ajuda a construir confiança e respeito dentro de uma equipe. Quando os funcionários confiam e respeitam seus líderes, é mais provável que eles estejam motivados e engajados em seu trabalho.

Além disso, a liderança é importante porque ela pode ajudar a criar um ambiente de trabalho positivo. Quando os funcionários se sentem bem com seus líderes e com a direção da empresa, é mais provável que eles sejam felizes e produtivos no trabalho.

Quais são competências essenciais para uma boa liderança?

Competências Liderança

Segundo a Gallup, uma empresa dos Estados Unidos focada em ajudar líderes e organizações a resolverem seus problemas mais urgentes, as empresas não escolhem o líder certo para o trabalho 82% das vezes.

Por isso, existem competências essenciais para uma liderança ser de fato assertiva.

Algumas das mais importantes competências incluem:

Comunicação

Um bom líder deve ser capaz de se comunicar eficazmente. Eles precisam ser capazes de compartilhar sua visão e inspirar os outros a seguirem o que precisa ser efetuado.

Tomada de decisões

Uma dos principais atributos de um líder é a tomada de decisão. Os líderes devem ter o potencial de tomar decisões difíceis, mesmo quando não são populares.

Solução de problemas

O líder deve ser capaz de identificar e resolver os problemas de forma rápida e eficiente. Saber solucionar problemas é um característica essencial para uma liderança funcional.

Pensamento estratégico

Os líderes devem ser capazes de pensar a longo prazo, planejar o futuro e saber os passos necessários para avançar com uma equipe e organização.

Isso significa ter conhecimento desses assuntos:

Inspiração:

Os líderes devem ser capazes de utilizar artifícios para motivar e inspirar os liderados a executarem suas tarefas e alcançarem um objetivo comum.

Capacitação:

Uma das competências mais importantes de um líder é a de poder capacitar outros a se apropriarem de seu trabalho e atingirem seu potencial máximo.

Delegação:

Os líderes devem ser capazes de delegar tarefas e responsabilidades de forma eficaz, concisa e clara.

Construir relacionamentos:

Em uma liderança que surte efeitos positivos, os líderes devem possuir a habilidade de construir relações fortes, baseadas na confiança com aqueles que estão liderando.

Liderar pelo exemplo:

Os líderes devem ser capazes de liderar através do exemplo e dar o tom para a organização.

9 Estilos de liderança

Estilos Liderança

A liderança por ser um assunto complexo e que engloba várias questões, resultando em diferentes estilos de liderança.

Por isso, é essencial saber que existe essa diversidade.

Seja para se inspirar, e principalmente para saber qual estilo de liderança se encaixa com a sua necessidade.

Aqui estão alguns estilos de liderança para você entender qual abordagem combina mais com a sua personalidade e com a sua necessidade:

Cada um desses tópicos abaixo contém um hiperlink para um artigo completo sobre o estilo de liderança abordado, desenvolvido pela CRIARH Consultoria. Aproveita para conferir!

Liderança autocrática

A liderança autocrática se baseia no principio sobre o líder ter controle e poder completo sobre sua equipe. Nesse estilo de liderança, o líder toma todas as decisões.

Este estilo pode ser eficaz em situações onde decisões rápidas precisam ser tomadas, mas também pode levar a uma falta de criatividade e inovação.

Liderança democrática

Ao contrário da liderança autocrática, a liderança democrática é mais colaborativa e o líder envolve sua equipe no processo de tomada de decisão.

Isso permite mais criatividade e inovação, mas também pode significar que as decisões levam mais tempo para serem tomadas.

Liderança liberal

Com a liderança liberal, o líder permite que os membros de sua equipe tomem a maior parte das decisões.

Levando à tomada de riscos e decisões, mas também pode levar a equipe a criar conflitos difíceis para se resolver.

Liderança servidora

A liderança servidora tem tudo a ver com o líder servindo sua equipe e colocando suas necessidades em primeiro lugar.

Isso resulta em um vínculo de equipe muito forte e um senso de lealdade, mas também significa que o líder não é tão eficaz em alcançar resultados.

Liderança lean

Liderança lean é tudo sobre o líder alcançar resultados através da eficiência e redução de desperdícios.

Com esse estilo de liderança, é possível alcançar uma equipe muito eficaz e eficiente. Porém, pode ser difícil de se implementar a técnica de liderança, devido a resistência dos liderados a mudarem o modo de trabalhar.

Liderança situacional

A liderança situacional se baseia no líder adaptando seu estilo de liderar de acordo com a situação vivida. E não se prender em um jeito específico de se liderar.

Pode ser muito eficaz, pois permite que o líder seja flexível e adaptável. Entretanto, isso também pode significar que o líder não é tão consistente.

Liderança humanizada

Esse estilo de liderança tem relação direta com o líder demonstrar compaixão e compreensão para com os membros de sua equipe.

Resultando em um ambiente de trabalho muito positivo e produtivo, mas também pode criar um ambiente de trabalho em que os colaboradores não estejam tão compromissado em objetivos.

Liderança transacional

A liderança transacional é baseada na ideia em que o líder deve motivar e recompensar os funcionários por atingir metas específicas.

Porém, em uma liderança transacional, a equipe pode ter dependências de recompensas e criar menos envolvimento ao longo prazo.

Liderança visionária

O estilo de liderança visionária, possui o embasamento de criar soluções inovadoras e alcançar objetivos de longo prazo.

Isso pode inspirar e motivar a equipe a realizarem grandes coisas, mas também pode significar que o líder não está tão focado nas tarefas do dia-a-dia.

Cada um desses estilos de liderança tem suas próprias vantagens e desvantagens. Os melhores líderes são aqueles que são capazes de adaptar seu estilo a situação e a equipe com a qual estão trabalhando.

O mais importante é que o líder tenha uma visão e um objetivo claro, e que ele ou ela comunique isso de forma eficaz à sua equipe.

Como desenvolver seu estilo de liderança

Agora que você está ciente sobre a definição de liderança, é a hora de saber como desenvolver seu estilo de liderança.

Assumindo que você ainda não tenha se estabelecido em um estilo de liderança, há alguns passos para você seguir e desenvolver seu próprio estilo de liderar.

Embora não haja uma maneira “certa” de liderar, alguns estilos podem ser mais eficazes do que outros em certas situações.

A melhor maneira de descobrir o que funciona para você é através de experimentação e observação.

Aqui estão algumas dicas para que você comece:

1. Preste atenção às pessoas ao seu redor.

Uma das melhores maneiras de aprender sobre liderança é observando os outros em posições de liderança.

Preste atenção às qualidades que os tornam líderes eficazes (ou ineficazes) e tente incorporar essas qualidades em seu próprio estilo.

2. Esteja ciente de quais são os seus próprios pontos fortes e fracos.

Outro aspecto importante para desenvolver o seu estilo de liderança é estar ciente de seus próprios pontos fortes e fracos.

Isso o ajudará a determinar quais os métodos de liderança que provavelmente serão mais eficazes para você.

Por exemplo, se você for uma pessoa naturalmente extrovertida e que gosta do envolvimento das pessoas nos processos, você poderá descobrir que um estilo de liderança mais participativo como a liderança democrática pode funcionar melhor para você do que um estilo autocrata.

3. Seja flexível.

Uma das qualidades mais importantes de um bom líder é a flexibilidade. A capacidade de adaptar seu estilo de liderança a diferentes situações e pessoas é uma habilidade essencial para se desenvolver como um líder eficaz.

4. Esteja disposto a experimentar.

Como em qualquer outra coisa na vida, a experimentação é a chave para descobrir qual estilo de liderança funciona melhor para você.

Não tenha medo de experimentar coisas novas, por isso sempre esteja aberto e peça a feedback dos que estão ao seu redor.

5. Seja paciente.

Desenvolver um estilo de liderança leva tempo. Não espere encontrar o estilo de liderança perfeito da noite para o dia.

Pode ser preciso alguma tentativa e erro antes de encontrar a abordagem que funciona melhor para você.

Além dessas dicas, você precisa ter em mente que um estilo de liderança não necessariamente precisa ter relação direta com a personalidade do líder.

Personalidade é aquilo que você tem por dentro, sua essência. O estilo é como e quando você toma as atitudes.

Por isso, existem outros fatores que você pode levar em consideração para desenvolver seu estilo de liderança:

  1. Estar ciente de sua personalidade e usá-la como base;
  2. Ser claro sobre o que você quer alcançar e que tipo de ambiente você quer criar;
  3. Tomar ações de acordo com seus objetivos e o tipo de líder que você quer ser.

Uma maneira de desenvolver seu estilo de liderança é fazer um teste de personalidade, como o Indicador de Tipo Myers-Briggs (MBTI).

Esse teste irá ajudá-lo a entender seus pontos fortes e fracos, o que pode ser útil para saber que tipo de líder você é.

Fora isso, conhecer o seu tipo de personalidade também pode ajudá-lo a entender como você interage com os outros e que tipo de estilo de comunicação você prefere.

Outra maneira de desenvolver seu estilo de liderança, é expandir seu repertório. Seja através de livros ou artigos sobre liderança.

Nosso site é essencial para isso!

Isso pode ajudá-lo a aprender sobre diferentes estilos de liderança e como aplicá-los efetivamente em várias situações.

Você também pode participar de workshops ou seminários sobre liderança, que podem lhe proporcionar experiência prática e permitir que você trabalhe em rede com outros líderes.

Não importa qual método você escolha, o mais importante é estar ciente de sua própria personalidade e usá-la como base para o seu estilo de liderança.

Lembre-se, liderança não se trata de ter poder sobre os outros, trata-se de inspirá-los a atingir um objetivo comum.

Quando você estiver claro sobre seus objetivos e tomar ações alinhadas com eles, você estará no seu caminho para se tornar um líder efetivo.

Como criar um ambiente de segurança psicológica para a liderança prosperar

Segurança Psicológica para liderança

A criação de um ambiente psicologicamente seguro é essencial para que a liderança prospere.

Um ambiente psicologicamente seguro é aquele no qual as pessoas se sentem confortáveis para se expressar e assumir riscos.

Além disso, esse tipo de ambiente permite aos líderes compartilharem abertamente suas ideias e preocupações sem medo de alguma repressão ou julgamentos.

Há várias medidas que você pode tomar para criar um ambiente psicologicamente seguro:

1. Incentivar a comunicação aberta.

Os líderes devem encorajar a comunicação aberta, criando uma atmosfera em que as pessoas se sintam à vontade para falar.

Isso pode ser feito:

  • Ouvindo ativamente os outros;
  • Mostrando respeito pelas opiniões divergentes;
  • Evitando o julgamento.

2. Promover a confiança.

A confiança é a base de qualquer bom relacionamento, e isso não se torna diferente com o relacionamento entre líder e liderado.

Por isso, líderes devem promover a confiança pela honestidade e transparência.

3. Incentivar a tomada de riscos.

As pessoas precisam se sentir seguras para assumir riscos, a fim de inovar e crescer.

Os líderes podem encorajar a tomada de riscos criando um ambiente no qual os erros são vistos como oportunidades de aprendizagem.

Eles também devem fornecer os recursos e o apoio necessários para que as pessoas assumam riscos.

4. Apoiar o crescimento individual.

As pessoas precisam se sentir apoiadas a fim de atingir seu potencial máximo. Os líderes podem apoiar o crescimento individual fornecendo oportunidades de desenvolvimento e oferecendo feedback que sejam positivo e construtivo.

Ao adotar estas medidas, os líderes podem criar um ambiente no qual a segurança psicológica é promovida. Este tipo de ambiente é essencial para que a liderança, e os liderados possam prosperar.

A diferença entre líder e chefe.

Pode parecer absurdo, mas 7 em cada 10 profissionais não confiam nos chefes.

Os termos “líder” e “chefe” são frequentemente utilizados de forma que funcionem como sinônimos.

Mas há uma grande diferença entre os dois.

Um chefe é alguém que tem autoridade sobre os outros, enquanto um líder é alguém que inspira e motiva os outros a alcançar um objetivo comum.

Os chefes funcionam desse jeito:

  • Confiam em sua posição de poder para exigir as coisas;
  • Dão ordens e esperam que elas sejam seguidas. Sem constatações;
  • Tendem a ser exigentes e críticos.

Já os líderes funcionam desse jeito:

  • Fornecem orientação e apoio;
  • Se concentram nas pessoas, não nos resultados;
  • Incentivam e motivam os outros;
  • Estão abertos a opiniões diferentes.

Se você quer ser um líder bem-sucedido, é importante que você se concentre em seu povo e crie um ambiente no qual ele possa prosperar.

Fazendo isso, você será capaz de alcançar mais do que jamais poderia ter utilizando a postura de um chefe.

Como a liderança deve fornecer feedback

Liderança Feedback

Dar feedback é um dos aspectos mais importantes de ser um líder. O feedback fornece aos funcionários as informações necessárias para melhorar seu desempenho e atingir seu pleno potencial.

No entanto, dar feedback nem sempre é fácil. Pode ser difícil saber o que dizer e como dizê-lo de uma forma que seja útil e não prejudicial.

Aqui estão algumas dicas para dar feedback que o ajudarão a entregá-lo de uma forma construtiva e eficaz:

1. Seja específico.

Quando você der feedback, seja o mais específico possível. Isso ajudará a pessoa a entender o que ela precisa fazer de diferente e tornará mais provável que ela seja capaz de fazer as mudanças necessárias.

2. Evite generalizações.

É importante evitar generalizações ao dar feedback.

Por exemplo, em vez de dizer “você precisa ser mais participativo”, tente “eu notei que você não falou na reunião de hoje, acho que seria útil se você compartilhasse suas ideias com mais frequência”.

3. Esteja atento ao seu tom.

Seu tom de voz pode ser tão importante quanto as palavras que você usa ao dar feedback. Evite soar julgador ou irritado. Em vez disso, tente soar como motivador e positivo.

4. Evite fazer suposições.

Ao dar feedback, evite fazer suposições sobre as intenções ou motivações de alguém.

Por exemplo, em vez de dizer “Você não está realmente interessado neste projeto”, tente “eu notei que você não pareceu muito envolvido na reunião de hoje. Você pode me dizer mais sobre suas ideias sobre o projeto”?

5. Esteja atento a sua linguagem corporal.

Sua linguagem corporal pode enviar uma mensagem poderosa, por isso é importante estar ciente dela ao dar feedback.

Evite cruzar os braços ou enrolar os olhos, pois isso pode se tornar um confronto. Ao invés disso, tente manter uma postura aberta e amigável.

6. Oferecer sugestões para melhorias.

Quando você der feedback, certifique-se de oferecer sugestões de como a pessoa pode melhorar seu desempenho.

Por exemplo, em vez de dizer “você precisa ser mais organizado”, tente “notei que sua mesa está um pouco desorganizada”. Talvez se você demorasse algum tempo para organizar sua mesa, isso o ajudaria a ser mais produtivo”

Afinal, o feedback serve para que todos busquem uma melhoria contínua.

7. Evite usar “sempre” ou “nunca”.

Usar palavras como “sempre” ou “nunca” não é útil e pode fazer a pessoa sentir que nunca pode fazer nada certo.

Por exemplo, em vez de dizer “você está sempre atrasado para as reuniões”, tente “eu notei que você tem se atrasado para algumas reuniões recentemente. Acho que seria útil se você tentasse chegar na hora certa. O que está acontecendo?”

8. Acompanhamento após dar feedback.

Depois de dar feedback, acompanhe a pessoa para ver como ela está se saindo e se ela fez alguma mudança.

Isso mostrará que você está interessado no desenvolvimento deles e comprometido em ajudá-los melhorar.

Como a liderança deve fomentar a inclusão

A liderança deve promover a inclusão para garantir que todos na organização se sintam valorizados, respeitados e ouvidos.

Além disso, em um ambiente em que a inclusão domina, enxergamos o sucesso em trazer resultados positivos.

Aqui estão quatro passos que os líderes podem dar para criar um ambiente mais inclusivo:

1. Incentivar a diversidade de pensamento:

Os líderes devem encorajar os funcionários a compartilhar suas perspectivas e ideias únicas. Isso ajudará a criar um local de trabalho mais inovador e criativo.

2. Promover a comunicação aberta:

Uma das funções de um líder que busca a inclusão é garantir que a comunicação seja aberta e honesta em todos os níveis da organização.

Com isso sendo colocado em prática, existe confiança e respeito entre os funcionários.

3. Respeitar as diferenças individuais:

Os líderes devem respeitar as diferenças individuais de cada funcionário.

Isso inclui coisas como raça, etnia, sexo, orientação sexual, idade e religião.

4. Incentivar a formação de equipes:

Líderes devem incentivar atividades de formação de equipes que ajudem os funcionários a se conhecerem e confiarem uns nos outros.

Isso ajudará a criar um local de trabalho mais coeso.

A liderança deve promover a inclusão para garantir que todos na organização se sintam em um lugar confortável e que, assim, alcancem resultados.

Ao dar estes quatro passos, os líderes podem criar um ambiente mais inclusivo onde todos os funcionários possam prosperar.

5 mitos da liderança que você já acreditou

Assim como tudo, a liderança também é alvo de mitos. Mitos esses que podem impedir que uma liderança manifeste efeitos positivos e assertivos.

Aqui estão cinco dos mitos mais comuns:

1. O líder possuí todas as respostas:

O líder não é um herói que sempre tem as respostas e salva o dia.

Isso é impossível, o líder nunca vai ter todas as respostas. Além disso, ele não é o único que pode fazer as coisas e resolver os problemas.

2. O líder está sempre no controle:

A ideia de que o líder está sempre no controle é outro mito comum. Ter esse pensamento em mente pode resultar a um sentimento de impotência e frustração entre os funcionários.

A verdade é que os líderes precisam ser capazes de se adaptar a situações, serem flexíveis e entender que não permanecer no controle faz parte do processo de aprendizagem.

3. O líder precisa ser extrovertido:

Outro mito comum de liderança é que o líder precisa ser extrovertido para ser bem sucedido. No entanto, isso não é necessariamente verdade.

Há muitos líderes introvertidos que são muito bem sucedidos. O importante é que o líder seja capaz de se conectar com seus funcionários e comunicar efetivamente sua visão.

4. O líder é o chefe:

O líder é frequentemente visto como o chefe, mas nem sempre é este o caso.

Em muitas organizações, o líder é parte de uma equipe e precisa trabalhar em colaboração com outras. Esse mito pode levar a um senso de hierarquia e desigualdade no local de trabalho.

5. O líder é perfeito:

O líder perfeito é outro mito comum de liderança. Mas como você sabe, ninguém é perfeito.

Esse tipo de mito pode levar a expectativas e pressões irrealistas sobre o líder.

A verdade é que os líderes são humanos e cometem erros como todos os outros. O importante é que eles aprendam com seus erros e continuem a crescer como líderes.

4 exemplos de liderança para você se inspirar

Para encerrar com chave de ouro, a liderança não é fácil e requer muita responsabilidade, humildade e, acima de tudo, prática.

Para que você não desanime e continue avançando no desenvolvimento de sua liderança, deixamos três exemplos de liderança autêntica para que você possa se inspirar:

1. Nelson Mandela

“Não me julgue por meus sucessos, julgue-me por quantas vezes eu caí e me levantei novamente”

Um exemplo de liderança que não podemos esquecer é Nelson Mandela. Este grande líder sul-africano lutou pela emancipação de seu país através de métodos não violentos, foi prisioneiro político durante 27 anos e tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul.

Sua liderança caracterizou-se por ser inclusiva, sempre procurou o bem-estar de todo o seu povo e promoveu a reconciliação entre brancos e negros. Um ótimo exemplo de liderança para se inspirar.

2. Mahatma Gandhi

“Seja a mudança que você quer ver no mundo”

Esta citação de liderança é de uma das figuras mais influentes da história: Mahatma Gandhi.

Ele foi o principal líder do movimento de independência indiano e é considerado o “pai” de seu país.

A liderança de Gandhi foi baseada em princípios como a não violência e o protesto pacífico. Foram por essas características que Gandhi se tornou uma das principais referências de liderança da história do mundo.

3. Madre Teresa de Calcutá

“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.”

Madre Teresa foi uma freira que dedicou sua vida a ajudar os mais pobres entre os povos da Índia. Ela fundou os Missionários da Caridade, uma congregação religiosa que ajuda as pessoas independentemente de sua religião, casta ou credo.

A liderança de Madre Teresa foi caracterizada pela compaixão e pelo serviço aos outros. Ela é um exemplo de liderança que devemos ter como inspiração.

4. Martin Luther King Jr

“Tenho o sonho de que meus quatro filhos pequenos viverão um dia em uma nação onde não serão julgados pela cor de sua pele, mas pelo conteúdo de seu caráter”

Esta citação de liderança é de um dos mais importantes líderes em direitos civis da história: Martin Luther King Jr.

O ativista lutou pela igualdade dos direitos civis africanos através de métodos não violentos, inspirando o mundo inteiro com seus discursos e métodos de pensar e agir.

A liderança de Luther King foi baseada nos princípios do amor, da justiça e da igualdade.


Este guia de liderança é um ótimo ponto de partida para o desenvolvimento de seu próprio estilo de liderança. Lembre-se, é importante ser flexível e adaptável à cada situação encontrada.

Os líderes precisam ser capazes de ajustar sua abordagem, dependendo da equipe com a qual estão trabalhando.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que ele forneça algumas dicas úteis para seus esforços futuros.

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Artigo por

Lucas Teles
Lucas é o Head de Inovação da CRIARH. Mas mais importante, ele é o maior apaixonado pela empresa.

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